"O aumento dos salários é uma emergência no nosso país"

  • 09/12/2025

"O aumento dos salários é uma emergência no nosso país. O custo de vida tem vindo a aumentar de uma forma muito significativa. E, de facto, no nosso país permanece uma opção por uma política assente em baixos salários, e isso, naturalmente, tem [...] até agravado a vida de milhares de trabalhadores no nosso país e das suas famílias", afirmou Paula Santos.

 

Na quarta-feira, vai ser debatido em plenário o projeto de resolução do PCP, no qual o partido propõe uma "atualização extraordinária urgente do valor do salário mínimo nacional para os 1.050 com efeitos a 01 de janeiro de 2026".

Em declarações à agência Lusa, a líder parlamentar comunista recordou que há 2.500 milhões de trabalhadores com um salário bruto inferior a 1.000 euros, sendo que 800 mil auferem o salário mínimo nacional, que será atualizado de 870 para 920 euros no próximo ano.

"Por isso é que nós colocamos esta questão de que é uma emergência nacional o aumento significativo dos salários e, por isso, propomos o aumento do salário mínimo nacional para 1.050 euros. Obviamente, consideramos que devem ser aumentados e valorizados, no geral, os salários, com o objetivo, naturalmente, de melhorar as condições de vida dos trabalhadores, de combater a pobreza", declarou.

Para Paula Santos, o aumento dos salários contribuiria para a dinamização da atividade económica e seria "um contributo até, em particular, muito significativo para as micro, pequenas e médias empresas".

"Há condições, há meios, há recursos. Aliás, os lucros extraordinários dos principais grupos económicos evidenciam exatamente isso, porque esses lucros são obtidos à custa da apropriação da riqueza que é criada pelos trabalhadores. [...] É possível, é exequível, é necessário e é uma urgência", defendeu.

Este aumento é possível com "a derrota do pacote laboral", acredita a líder parlamentar do PCP, uma vez que "o conjunto de medidas que o Governo propõe mantém uma lógica de uma política de baixos salários" e "não é isso que é necessário".

Instada a comentar as declarações do primeiro-ministro, que no sábado disse querer que o salário mínimo chegasse aos 1.600 euros, Paula Santos estimou que as afirmações de Luís Montenegro evidenciam "o total desespero por parte do Governo com a crescente mobilização dos trabalhadores para a greve geral".

"Este primeiro-ministro é o primeiro-ministro do Governo do PSD e do CDS que aponta para 2026 o salário de 920 euros, aquém daquilo que é necessário para que, de facto, os trabalhadores possam enfrentar o custo de vida", notou.

Montenegro, recordou, é ainda o primeiro-ministro que, na campanha eleitoral, propôs que o salário mínimo em 2029 fosse de 1.100 euros, "abaixo daquilo que hoje é praticado em Espanha".

"Mas é também o primeiro-ministro do Governo que sempre recusou a valorização efetiva dos salários e que sempre mantém também a sua opção pela caducidade da contratação coletiva, quando sabemos que a contratação coletiva é um instrumento de grande importância para a valorização dos salários e dos direitos dos trabalhadores", acrescentou.

Segundo Paula Santos, a opção política de Montenegro tem "sido sempre num sentido de contenção e de manter baixos salários".

"Portanto, essas declarações, aquilo que revelam, são de facto o desespero perante a força, a unidade e a organização dos trabalhadores para defender os seus direitos", concluiu, numa alusão à greve geral agendada para quinta-feira.

Leia Também: Regime da atividade de lóbi aprovado em comissão (com a oposição do PCP)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2901853/o-aumento-dos-salarios-e-uma-emergencia-no-nosso-pais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes