Nvidia reforça colaboração com CoreWeave e investe 1.690 milhões em IA
- 26/01/2026
Esta injeção de capital foi realizada a um preço de compra de 87,20 dólares por cada ação de Classe A da CoreWeave.
Em setembro de 2025, a Nvidia anunciou ainda uma encomenda de 6.300 milhões de dólares (5.324 milhões de euros) em troca de capacidade de computação em nuvem.
"Este investimento reflete a confiança da Nvidia no negócio, na equipa e na estratégia de crescimento da CoreWeave enquanto plataforma em nuvem baseada na infraestrutura da Nvidia", afirmou Jensen Huang, fundador e presidente executivo da Nvidia.
A expansão da colaboração permitirá à CoreWeave acelerar a construção de mais de 5 gigawatts de fábricas de inteligência artificial até 2030, impulsionando a adoção global da tecnologia.
As fábricas serão desenvolvidas e operadas pela CoreWeave, utilizando a plataforma de computação acelerada da Nvidia, cuja solidez financeira facilitará a aquisição de terrenos, energia e infraestruturas.
A plataforma da CoreWeave poderá ainda implementar múltiplas gerações de infraestrutura da Nvidia, adotando precocemente arquiteturas como a plataforma Rubin, as CPUs Vera e os sistemas de armazenamento Bluefield.
"A IA está a entrar na sua próxima fronteira e a impulsionar o maior desenvolvimento de infraestrutura da história da humanidade", acrescentou Jensen Huang.
"Esta colaboração ampliada sublinha a forte procura que observamos na nossa base de clientes e os sinais do mercado à medida que os sistemas de IA avançam para a produção em grande escala", disse Michael Intrator, cofundador, presidente e presidente executivo da CoreWeave.
Leia Também: Microsoft apresenta novo chip de IA para competir com Google e Amazon













