Nutricionista avisa: Oito bebidas que afetam (e muito) a saúde intestinal
- 30/01/2026
A saúde intestinal pode ser bastante afetada pelo que consome. Existem algumas bebidas que parecem inofensivas, mas acabam por prejudicar, e muito, a saúde dos seus intestinos. O melhor é ter muito cuidado com as quantidades que ingere.
"O nosso microbioma intestinal é influenciado por muitos fatores, incluindo com o que bebemos. Já temos estudos que sugerem que algumas bebidas podem afetar negativamente a saúde intestinal quando consumidas com frequência ou em grandes quantidades”, começa por dizer a nutricionista Rhiannon Lambert ao Daily Mail.
As bebidas que afetam a saúde intestinal
A especialista aponta as bebidas que deve consumir com menos regularidade uma vez que acaba por afetar a sua saúde intestinal.
1- Sumos em shot
“Estes shots são frequentemente comercializados como shots para o intestino, mas, do ponto de vista da saúde digestiva, provavelmente estão longe de ser ideais para todos. São altamente concentrados, ácidos e com baixo teor de fibras, o que pode irritar a mucosa do estômago e provocar refluxo, náuseas ou desconforto abdominal, principalmente quando ingeridos com o estômago vazio.”
Leia Também: Idas à casa de banho vão ficar em dia com este pão amigo do intestino
2- Bebida de aveia
“Não é inerentemente mau, mas muitas versões comerciais para barista são altamente processadas e contêm óleos, gomas e enzimas adicionadas. São alimentos que podem ser irritantes para a digestão de algumas pessoas. Além disso, tendem a ser mais ricos em carboidratos de rápida absorção, o que pode causar picos de açúcar no sangue e afetar a saúde intestinal.”
3- Café não filtrado
“O café não filtrado contém compostos chamados cafestol e kahweol, que podem aumentar o colesterol. O café também estimula o sistema digestivo, aumentando a acidez do estômago e a motilidade das células do intestino.”
4- Bebidas diet ou zero açúcar
"Alguns estudos encontraram alterações na microbiota intestinal e no controlo da glicose num subgrupo de participantes, enquanto outros não mostraram nenhum efeito. As pessoas podem responder de forma diferente, em vez de haver um resultado universal.”
5- Cerveja e lager
“Estudos sugerem que o consumo regular de álcool pode aumentar a permeabilidade intestinal, frequentemente referida como intestino permeável, e perturbar o equilíbrio das bactérias intestinais, o que pode promover inflamação.”
6- Bebidas com açúcar
“Dietas ricas em açúcares adicionados têm sido associadas à redução da diversidade bacteriana, que é uma característica importante de um intestino saudável e desempenha um papel no suporte à função imunitária, à digestão e até mesmo a aspectos do bem-estar mental.”
7- Bebidas energéticas
"A ingestão elevada de cafeína estimula o enfraquecimento das células intestinais, o que pode agravar a diarreia e as cólicas em pessoas sensíveis. E o teor de açúcar ou adoçante pode perturbar o microbioma intestinal e aumentar o inchaço. A acidez também pode agravar o refluxo e os sintomas do trato gastrointestinal superior, principalmente quando consumida com o estômago vazio.”
8- Shakes de proteína
“Os shakes de proteína podem ser úteis, mas muitos contêm adoçantes artificiais, emulsificantes que são mal tolerados pelo intestino, causando inchaço e outros problemas.”














