Nuno Markl teve segundo AVC no hospital: "Estava ansioso nesse dia"
- 23/12/2025
Nuno Markl confirmou ter sofrido um "segundo AVC". Durante um episódio do podcast de Bruno Nogueira, "Isso não se diz", o radialista relatou como tudo se passou e confessou ter vivido "um dos dias mais tristes da sua vida".
O humorista escolheu o projeto do amigo para contar em detalhe desde o momento em que se sentiu mal pela primeira vez, explicando o processo pelo qual tem passado até agora.
"Foi como se um raio me tivesse caído em cima, foi instantâneo. Num segundo estou a mexer a perna e está tudo bem e, no outro, vou para me levantar da sanita e percebo que não consigo mexer nada", explica.
"Morreu uma perna e morreu um braço. [...] Faço impulso para me levantar e caio descovernado contra um móvel que está encostado à sanita. Entro num pânico...Acho que é isto que sente a malta que vai num avião a cair. Acho que é o mesmo nível de absoluto terror e de sensação de que é o fim", revelou Markl.
"Estava em negação, achava que era cansaço. Comecei a entrar num pânico que nunca senti na minha vida". Nuno Markl estava em casa com o filho Pedro e, embora não o quisesse "assustar", não teve outra solução que não fosse chamá-lo.
"O pânico sempre a aumentar. O Pedro chegou e comecei a ficar com sono. Já me explicaram que se me tivesse deixado dormir já não estava cá", disse o humorista, confessando que o filho não o deixou dormir.
O radialista explicou então que Pedro, para o manter acordado, proferiu uma frase que até hoje o faz ficar emocionado. "Papá, lembra-te de nós no cruzeiro", disse o jovem. "Foi inacreditável. Eu comecei a entrar numa espécie de braço de ferro comigo próprio, para não me deixar dormir.”
Pedro chamou o 112 e "fez a descrição perfeita de tudo o que está a acontecer". Quando os bombeiros chegaram à sua casa, mediram-lhe a tensão que "estava altissíma". "Tudo isto foi provocado pela hipertensão", explicou o humorista.
"Eu vou ter que rever tudo na minha vida", referiu Markl, mencionando o estilo de vida, nomeadamente o volume de trabalho e a alimentação.
Nuno Markl sofreu um segundo AVC
Cinco dias depois de ter tido o primeiro, Nuno Markl sofreu novamente um AVC já no hospital. Dessa vez foi um AVC isquémico, que lhe acabou por provocar mais sequelas.
"O segundo, isquémico, eu já me estava a mexer, já mexia a mão, já segurava o telemóvel com esta mão, já conseguia lavar a cabeça com as duas mãos. O que o segundo fez, basicamente, foi não que regressasse a zero mas a menos 30. Foi dos dias mais tristes da minha vida. Eu, nessa manhã, tinha estado a andar, a mexer, a treinar a subida de escadas, e de repente...eu estava ansioso nesse dia, pode ter sido isso".
Segundo o seu médico, o que lhe aconteceu foi "uma raridade científica". "O que normalmente acontece é primeiro um isquémico e depois um hemorrágico. O hemorrágico e depois o isquémico é algo que não faz muito sentido em termos de ciência e calhou-me a mim", explicou o humorista.














