Nuno Lopes reage à morte de João Canijo: "Prometo amar-te para sempre"
- 04/02/2026
Nuno Lopes usou as redes sociais para esta quarta-feira, 4 de fevereiro, reagir publicamente à morte do amigo João Canijo. O realizador morreu na última quinta-feira, 29 de janeiro, aos 68 anos de idade.
O ator partilhou na sua conta oficial de Instagram uma fotografia que tirou ao amigo em Berlim, "poucos dias antes de ganhar o Urso de Prata".
"Recordar-te-ei sempre assim, de sorriso maroto e alegria escondida de quem espreita atrás da porta para algo que não era suposto ver, de cigarrilha na boca a ríres-te da vida, dos outros e da tua. Obrigado por tudo, João", declarou.
Nuno Lopes prosseguiu com agradecimentos ao realizador, que deixa no meio artístico grandes marcos. "Obrigado por nos mostrares quem somos e por nos obrigares a olhar para dentro de nós e a reconhecermo-nos como parte integrante desta triste e bela «Fantasia Lusitana».
Pessoalmente, obrigado pelas personagens que me ofereceste. Por gostares tanto de nós, atores. Por acreditares que deveríamos ser parte activa na criação das tuas tocantes obras e por gostares tanto de fazer cinema verdadeiramente em conjunto. Jamais esquecerei a partilha de conhecimento, do plateau, da comida, das histórias, enfim, da Vida.
Mas acima de tudo obrigado por me mostrares com os teus filmes e com a nossa convivência essa tua apetência especial para amar o outro no seu lado obscuro, amar o outro na beleza das suas falhas, nos seus profundos defeitos e por me ensinares que não há amor mais generoso, empático e verdadeiramente humano do que esse."
Por fim, Nuno Lopes declarou o seu amor ao amigo e prometeu mantê-lo vivo nas suas memórias.
"Vou ter muitas saudades tuas, meu querido Mestre. Prometo amar-te para sempre nas tuas imensas qualidades e nos teus maravilhosos defeitos. Um abraço do teu «El Kabong»", terminou.
Eis abaixo a publicação completa:
O meio artístico ficou em choque com esta partida precoce e houve de imediato várias reações de vários artistas e figuras públicas nas redes sociais. Veja no link abaixo algumas das mais emotivas partilhas feitas em homenagem ao realizador.














