Nuno Lopes deve ir a julgamento de júri por acusação de violação nos EUA
- 16/01/2026
O ator Nuno Lopes viu o seu pedido para um julgamento sumário no caso em que é acusado de violação ser rejeitado por um tribunal de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde o caso está a ser avaliado.
A informação é avançada esta sexta-feira pelo Observador, que, após ter contactado a assessoria do ator, foi informado que "a juíza determinou que, segundo a lei norte-americana, há questões que devem ser decididas por um júri e não pela própria juíza."
A mesma fonte indica ainda à publicação que "tal como tem feito desde o início deste processo, Nuno Lopes refuta as acusações que lhe são feitas e está confiante de que um júri chegará à mesma conclusão."
A rejeição do pedido aconteceu no passado dia 9 e, agora, o caso deverá seguir para um julgamento de júri, por norma mais demorado.
Em causa está um processo instaurado em novembro de 2023, tendo A.M. Lukas, argumentista e cineasta nascida nos EUA, acusado Nuno Lopes de a ter "violado e drogado" em 2006. Segundo a denunciante, os dois conheceram-se a 28 de abril desse ano numa festa de estreia do Festival de Cinema de Tribeca em Nova Iorque.
A alegada vítima tinha então 24 anos e Nuno Lopes 27 e, de acordo com a queixa, depois da festa os dois foram para o apartamento do ator e terá havido sexo com penetração, mas as relações não terão sido consentidas.
A.M. Lukas estaria semiconsciente e com capacidades motoras e de comunicação limitadas.
Segundo o Observador, Nuno Lopes tem agora até 30 de janeiro para apresentar uma nova moção no caso de haver elementos adicionais que queira que o tribunal considere.














