"Nunca aconteceu ter relações minadas com ninguém", diz Marcelo

  • 10/11/2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, esta segunda-feira, que nunca teve "relações minadas com ninguém", a propósito das últimas notícias que envolvem Marcelo e o candidato Henrique Gouveia Melo. Sobre a greve geral marcada pela CGTP e UGT, escusou-se a comentar.

 

Marcelo Rebelo de Sousa foi, primeiramente, questionado acerca da nova Lei dos Estrangeiros, adiantando que a proposta deveria chegar ainda hoje a Belém.

"Eu estava à espera que chegasse hoje até às 17h00. Mas, às 18h00, ainda não tinha chegado e, portanto, entra amanhã. Contam os oito dias a partir de amanhã, penso eu. Se tiver chegado agora ou chegar amanhã contam os oito dias em que o Presidente tem de esperar porque se trata de uma lei com um regime constitucional especial", disse, em declarações aos jornalistas, em Luanda, Angola.

Já perguntado se sente que está a interferir nestas eleições presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que já havia sido perguntado acerca do assunto e que já se tinha pronunciado. 

"O que eu disse, corresponde ao que sempre disse e é o que se mantém. Acho que o Presidente não deve comentar os presidentes anteriores, nem os seguintes, os candidatos à sucessão. Esse é um bom princípio. É o princípio de funcionamento normal das instituições, pois se não comenta nenhuma eleição autárquica, europeia, legislativa. Por maioria de razão, uma eleição presidencial", salientou. 

Confrontado com os últimos acontecimentos que envolvem o Presidente da República e o candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo, Marcelo Rebelo de Sousa salientou "nunca ter relações minadas com ninguém". 

"O Presidente em funções nunca lhe aconteceu ter relações minadas com ninguém. Não sei se é uma qualidade ou um defeito, mas é assim a maneira de ser desse Presidente, é que cultiva relações com toda a gente, independentemente das personalidades, das áreas políticas, religiosas, sociais, económicas. É a maneira de ser. A pessoa nasce assim e até à morte fica assim", apontou. 

Perguntado sobre se há ou não razão objetivas para uma greve geral, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a responder.

"Não vá esperar que eu agora vá comentar uma matéria dessas, sobretudo aqui, mesmo sendo território português como é a embaixada [portuguesa em Angola]. Não vou comentar", notou. 

O Presidente da República, recorde-se, encontra-se numa viagem oficial a Angola, onde participará nas comemorações dos 50 anos da independência do país.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou esta segunda-feira à capital angolana, acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e por um deputado de cada grupo parlamentar da Assembleia da República.

A visita, segundo uma nota divulgada pela presidência, "constituirá um momento muito significativo na relação de estreita cooperação e profunda amizade entre Portugal e Angola".

Leia Também: Marcelo chega hoje a Luanda para participar nas comemorações da independência

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2886104/nunca-aconteceu-ter-relacoes-minadas-com-ninguem-diz-marcelo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes