Número de mortes sobe para 465 após inundações no sudeste asiático
- 29/11/2025
Na Tailândia, as inundações em oito províncias do sul causaram 162 mortes, enquanto na Indonésia as províncias de Sumatra do Norte, Aceh e Sumatra Ocidental registaram um total de 303 mortos.
A província tailandesa mais afetada é Songkhla, com 126 vítimas, informaram as autoridades locais.
As outras províncias com mortes registadas são Nakhon Si Thammarat (nove), Pattani (sete), Satun (cinco), Yala (cinco), Phatthalung (quatro), Narathiwat (quatro) e Trang (duas).
As condições climáticas começaram a melhorar e espera-se que as autoridades possam drenar as águas restantes nos próximos dias.
Mais de 80% do fornecimento de energia elétrica foi restabelecido e foram habilitados pontos de recolha de detritos e transporte de veículos afetados.
Na Indonésia, com um total de 303 mortos, Sumatra do Norte é a mais afetada, com 166 mortos e 143 desaparecidos, enquanto Aceh regista 47 mortos, 51 desaparecidos e oito feridos.
Em Sumatra Ocidental, há 90 mortos, 85 desaparecidos e 10 feridos, com os danos concentrados no distrito de Agam.
Os deslizamentos cortaram várias estradas principais, embora alguns locais mais críticos tenham sido desobstruídos e se espere que o acesso total seja restabelecido nos próximos dias.
As autoridades de ambos os países coordenaram a entrega de ajuda humanitária e a habilitação de abrigos temporários, enquanto as equipas de emergência continuam a avaliar os danos e a realojar as pessoas deslocadas.
Especialistas locais alertam que as alterações climáticas estão a intensificar os padrões de chuva e a força dos sistemas tropicais, aumentando a vulnerabilidade da região a inundações repentinas e desastres geológicos durante a estação das monções.
Leia Também: Inundações causam cerca de 350 mortes no sudeste asiático













