Nuclear. Irão reúne-se com organismo da ONU antes de negociações com EUA

  • 16/02/2026

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, encontrou-se com Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), e disse que também se encontraria com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Badr al-Busaidi, do Oman, que acolhe as conversações EUA-Irão em Genebra, na terça-feira.

 

"Estou em Genebra com ideias reais para alcançar um acordo justo e equitativo", escreveu Araghchi na rede social X. "O que não está em cima da mesa é: submissão perante ameaças", frisou.

 Entretanto, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenava o envio de um porta-aviões adicional para a região, o Irão lançou hoje um segundo exercício naval em semanas, informou a televisão estatal iraniana e disse que o exercício testaria as capacidades de inteligência e operacionais do país no Estreito de Hormuz, no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã.

Pouco antes das conversações, o Irão anunciou que a sua Guarda Revolucionária paramilitar começou o exercício na manhã de hoje em vias navegáveis, que são rotas cruciais para o comércio internacional, através das quais passa 20% do petróleo mundial.

Separadamente, o EOS Risk Group afirmou que marinheiros que passavam pela região receberam por rádio um aviso de que a faixa norte do Estreito de Ormuz, em águas territoriais iranianas, provavelmente teria um exercício de fogo real na terça-feira. Mas, a televisão estatal iraniana não referiu aquele exercício de fogo real.

Esta é a segunda vez nas últimas semanas que marinheiros recebem avisos sobre um exercício de fogo real iraniano. Durante o exercício anterior, anunciado no final de janeiro, o Comando Central das Forças Armadas dos EUA emitiu um aviso firme ao Irão e à Guarda Revolucionária.

 A administração Trump procura um acordo para limitar o programa nuclear do Irão e garantir que este não desenvolva armas nucleares.

No domingo, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Majid Takht-Ravanchi, indicou que Teerão poderá estar aberto a compromissos na questão nuclear, mas procura um alívio das sanções internacionais lideradas pelos Estados Unidos.

"A bola está no campo da América. Têm de provar que querem fazer um acordo connosco", disse Takht-Ravanchi à BBC. "Se virmos sinceridade da parte deles, tenho a certeza de que estaremos no caminho para chegar a um acordo", acrescentou.

 Porém, sublinhou: "Estamos prontos para discutir esta e outras questões relacionadas com o nosso programa, desde que eles também estejam prontos para falar sobre sanções".

Omã acolheu a primeira ronda de conversações indiretas entre os EUA e o Irão a 06 de fevereiro.

Conversações semelhantes ocorreram no ano passado entre os EUA e o Irão sobre o programa nuclear iraniano e fracassaram, depois de Israel ter lançado o que se tornou numa guerra de 12 dias contra o Irão, que incluiu o bombardeamento de instalações nucleares iranianas pelos EUA.

O Secretário de Estado Marco Rubio, em visita a Budapeste, reiterou hoje que os EUA esperam alcançar um acordo com o Irão, apesar das dificuldades. "Não vou prejulgar estas conversações," afirmou.

"O presidente prefere sempre a paz e resultados negociados para as coisas", acrescentou o secretário norte-americano.

 Trump disse na sexta-feira que o USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, estava a ser enviado das Caraíbas para o Médio Oriente para se juntar a outros recursos militares que os EUA têm acumulado na região. E também salientou que uma mudança de poder no Irão "seria a melhor coisa que poderia acontecer."

O Irão disse que, se os EUA atacarem, responderão com um ataque próprio. O Irão tem insistido que o seu programa nuclear tem fins pacíficos.

No entanto, os seus responsáveis ameaçam cada vez mais perseguir uma arma nuclear. Antes da guerra de junho, o Irão estava a enriquecer urânio até 60% de pureza, um passo técnico curto, mas próximo dos níveis adequados para armas.

O encontro direto com Grossi é um passo significativo após o Irão ter suspendido toda a cooperação com a AIEA após a guerra de junho com Israel. Os dois também se encontraram brevemente à margem da Assembleia Geral das Nações em setembro.  

Leia Também: Nuclear: Posição dos EUA nas negociações é "mais realista", diz o Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940615/nuclear-irao-reune-se-com-organismo-da-onu-antes-de-negociacoes-com-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes