Novos documentos do caso Epstein reacendem polémicas em vários países

  • 04/02/2026

O antigo ministro da Cultura francês Jack Lang tentou hoje conter a polémica gerada pelas referências ao seu nome nos documentos, invocando "ingenuidade" na relação com Jeffrey Epstein -- um influente milionário norte-americano acusado de controlar um esquema de tráfico sexual e abuso sexual de menores -, afastando a hipótese de renunciar à presidência do Instituto do Mundo Árabe, cargo que ocupa desde 2013.

 

Lang, de 86 anos, sublinhou que não existe qualquer acusação formal contra si e que a sua presença nos documentos não implica irregularidades, embora as 673 menções ao seu nome e alegados conflitos de interesses tenham afetado a sua reputação e a da filha, Caroline.

Na segunda-feira, o antigo governante demitiu-se da presidência de um sindicato de produtores de cinema após revelações sobre uma empresa 'offshore' criada em 2016 com um empresário norte-americano.

No Reino Unido, o antigo príncipe André Mountbatten-Windsor, irmão do Rei Carlos III, abandonou antecipadamente a sua residência em terras da Coroa perto do Castelo de Windsor, na sequência da divulgação dos documentos.

André Mountbatten-Windsor, de 65 anos, mudou-se para a propriedade real de Sandringham, onde ficará temporariamente no Wood Farm Cottage enquanto decorrem obras na sua futura residência.

A saída ocorreu num momento em que a Polícia do Vale do Tamisa anunciou a investigação de alegações de que Epstein teria levado uma segunda mulher ao Reino Unido para manter relações sexuais com André Mountbatten-Windsor em 2010, acusações distintas das feitas por Virginia Giuffre, que se suicidou no ano passado.

André Mountbatten-Windsor negou reiteradamente qualquer irregularidade na relação com Epstein e não comentou publicamente as novas alegações, apesar de surgir várias vezes nos documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Na Noruega, o Instituto Nobel aguarda esclarecimentos do antigo primeiro-ministro Thorbjørn Jagland, ex-presidente do Comité do Prémio Nobel da Paz, sobre possíveis benefícios financeiros recebidos de Epstein.

O diretor do instituto, Kristian Berg Harpviken, avisou que, se se confirmarem benefícios significativos durante o exercício de funções no Comité Nobel, tal violaria o código de ética da instituição, sem, contudo, antecipar conclusões.

No México, a Presidente Claudia Sheinbaum afirmou que a cooperação do país com a investigação nos Estados Unidos só pode ocorrer mediante um pedido formal das autoridades norte-americanas, antes do depoimento de figuras do mundo empresarial mexicano mencionadas nos documentos.

Sheinbaum frisou que se trata de um inquérito conduzido nos Estados Unidos e que qualquer eventual participação de cidadãos mexicanos depende de solicitações oficiais do Departamento de Justiça.

Em Moscovo, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, comparou a divulgação dos documentos a uma "libertação de vampiros", associando o caso a alegadas falácias financeiras e a elites ocidentais.

Zakharova citou ainda uma entrevista com o Presidente Vladimir Putin, defendendo que pessoas ligadas a Epstein passaram a ocupar posições relevantes no Ocidente, em contraste com o que descreveu como a aposta russa na moralidade tradicional.

Epstein morreu a 10 de agosto de 2019 numa prisão federal de Nova Iorque, após ter sido acusado de múltiplos crimes de tráfico sexual de jovens mulheres e raparigas menores de idade que poderiam resultar numa pena de prisão de até 45 anos.

Leia Também: Divulgado vídeo que Epstein gravou às escondidas quando estava detido

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932973/novos-documentos-do-caso-epstein-reacendem-polemicas-em-varios-paises#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes