Novos documentos de Epstein divulgados (e há vários visados). Que dizem?

  • 31/01/2026

O Departamento de Justiça norte-americano divulgou, na sexta-feira, novos documentos dos ficheiros de Jeffrey Epstein, o criminoso sexual que foi detido em 2019 por tráfico sexual.

 

Três milhões de páginas, 180 mil imagens e dois mil vídeos foram agora partilhados, depois de o departamento não ter cumprido com um prazo anterior, estabelecido por lei pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que exige que todos os documentos de Epstein sejam divulgados publicamente.

"A divulgação de hoje [sexta-feira] marca o fim de um processo muito abrangente de identificação e revisão de documentos para garantir transparência ao povo americano e conformidade", salientou o vice-procurador-geral Todd Blanche, citado pela BBC.

Os novos documentos incluem detalhes sobre o período em que Jeffrey Epstein esteve preso - incluindo um relatório psicológico -, assim como a altura da sua morte, registos de investigação sobre Ghislaine Maxwell - condenada por ajudar Epstein no tráfico sexual de menores de idade. 

Há ainda várias páginas de e-mails trocados entre Jeffrey Epstein e várias personalidades norte-americanas (e não só), incluindo Donald Trump. Maior parte estão datadas de há mais de uma década e revelam as relações do predador sexual.

De notar que Epstein já havia sido preso em 2008, na Florida, por aliciar uma menina de 14 anos a fim de ter relações sexuais.

O que consta nos documentos agora divulgados?

Donald Trump é mencionado vários vezes (e há denúncia de abuso a menor)

O nome do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surge diversas vezes nas páginas tornadas públicas. De realçar que Trump e Epstein mantinham uma amizade de vários anos, apesar de o republicano já ter dito que ambos se chatearam e que desconhece qualquer crime sexual. 

Nos novos documentos consta uma lista compilada pelo FBI no ano passado com alegações feitas contra Donald Trump. As acusações foram feitas através da linha direta do Centro Nacional de Operações contra Ameaças e parecem ser baseadas denúncias não verificadas, não havendo provas que as sustentem. 

Esta lista inclui inúmeras alegações de abuso sexual contra Trump, Epstein, entre outros.

Donald Trump, note-se, tem vindo a negar quaisquer irregularidades em relação ao magnata norte-americano e não foi acusado de qualquer crime de abuso pelas vítimas de Jeffrey Epstein.

A Casa Branca, assim como o Departamento de Justiça referiram que "alguns dos documentos contêm alegações falsas e sensacionalistas contra o presidente Trump, que foram enviadas para o FBI pouco antes das eleições de 2020".

"Para que fique claro, as alegações são infundadas e falsas e se tivessem um mínimo de credibilidade, certamente, já teriam sido usados como arma contra o presidente", afirmam. 

Documentos do FBI sobre Epstein contêm denuncia contra Trump por abuso de menor

Documentos do FBI sobre Epstein contêm denuncia contra Trump por abuso de menor

Agentes da polícia federal norte-americana (FBI) entrevistaram uma denunciante que alegou ter informações sobre o Presidente Donald Trump ter abusado sexualmente uma menor, segundo os documentos sobre Jeffrey Epstein recentemente divulgados.

Lusa | 06:24 - 31/01/2026

"Qual será o dia ou noite de festa mais animada na ilha?"

Um outro nome que agora surge é o do bilionário Elon Musk após uma troca de e-mails com Epstein. O empresário já havia referido que o magnata o tinha convidado para ir até à sua ilha, um convite que terá recusado. 

No entanto, os e-mails mostram que Elon Musk discutiu sobre viagens para a famosa ilha de Epstein mais do que uma vez, incluindo em 2012, onde perguntou: "Qual é o dia ou noite de festa mais animada na tua ilha?"

Os e-mails são datados de novembro de 2012 e mostram que Epstein perguntou a Musk quantas pessoas precisariam de transporte de helicóptero até à sua ilha. Na resposta, o bilionário disse que apenas iria ele e a então mulher, Talulah Riley.

Já em dezembro do mesmo ano, há um outro e-mail onde Musk pergunta a Epstein se tem alguma festa planeada, uma vez que precisava de "se soltar". 

"Este ano tenho trabalhado até o limite da sanidade e, por isso, assim que os meus filhos voltarem para casa depois do Natal, quero muito divertir-me em St. Barts ou num outro lugar", escreveu Musk, acrescentando que uma "experiência tranquila numa ilha" é o oposto do que deseja.

No ano seguinte, Elon Musk e Jeffrey Epstein voltaram a trocar e-mails, onde discutiam uma visita à ilha do magnata e acertavam detalhes logísticos e datas.

Note-se que, no entanto, não há qualquer prova de que Elon Musk tenha visitado a famosa ilha do predador sexual.

Bill Gates rejeita alegações: "Completamente falsas"

O nome de Bill Gates já havia aparecido anteriormente. Agora, um porta-voz do cofundador da Microsoft falou acerca das alegações incluídas nos documentos agora divulgados, onde há a menção de que Gates teria contraído uma doença sexualmente transmissível, tendo-os descrito como "absolutamente absurdas e completamente falsas". 

Há dois e-mails datados de 18 de junho de 2013 que parecem ter sido escritos por Epstein, mas que não se sabe se de facto foram enviados a Bill Gates, uma vez que ambos foram devolvidos.

Um dos e-mails, escrito em formato de carta de demissão da Fundação Bill e Melinda Gates, reclama de ter que providenciar medicamentos para Gates "para lidar com as consequências de relações sexuais com raparigas russas". Já o outro e-mail volta a referir uma doença sexualmente transmissível, dando conta de que o ex- CEO da Microsoft estaria a encobrir a doença e que Melinda Gates também a teria contraído.

"Essas alegações – vindas de um mentiroso comprovadamente ressentido – são absolutamente absurdas e completamente falsas", referiu o porta-voz.

E acrescentou: "A única coisa que estes documentos demonstram é a frustração de Epstein por não ter um relacionamento contínuo com Gates e até onde iria para armar uma cilada e difamá-lo".

Jeffrey Epstein enviou dinheiro para o marido de Peter Mandelson

Noutros e-mails, há comprovativos de que Epstein enviou cerca de 10.000 dólares (cerca de oito mil euros) ao brasileiro Reinaldo Ávila da Silva, marido do britânico Peter Mandelson.

Ávila da Silva detalha num dos e-mails os custos de um curso de Osteopatia, fornecendo os seus dados bancários e agradecendo ao predador sexual por "qualquer ajuda que possa dar". 

Horas depois, Epstein responde, dizendo que iria transferir o dinheiro.

Também Peter Mandelson trocou alguns e-mails com o magnata norte-americano. Num deles, o britânico pede para se hospedar numa das propriedades de Epstein.

Os e-mails, note-se, são de 16 de junho de 2009. Altura em que Jeffrey Epstein estava a cumprir pena de prisão por aliciar uma menor para prostituição. Durante esse período em que esteve preso, o criminoso tinha autorização para trabalhar no seu escritório durante o dia, regressando à prisão durante a noite.

Peter Mandelson foi nomeado embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos em dezembro de 2024. Menos de um ano depois, foi demitido quando veio à tona a sua troca de e-mails com o norte-americano.

O britânico já referiu que se arrepende da sua amizade com Jeffrey Epstein, tendo dito que nunca viu nenhuma irregularidade enquanto estava com o magnata e que "acreditou nas suas mentiras".

André, ex-duque de York, volta a estar no centro da polémica

André Mountbatten-Windsor é, mais uma vez, visado nos documentos de Jeffrey Epstein, com quem mantinha uma amizade.

Entre os vários ficheiros, constam e-mails trocados entre Epstein e uma pessoa designada "O Duque", que se acredita tratar-se do ex-príncipe André, sobre um jantar no Palácio de Buckingham, onde haveria "muita privacidade". 

Num outro e-mail, Epstein inclui um convite para que André conhecesse uma mulher russa de 26 anos. A correspondência, que é assinada com "A", foi trocada em agosto de 2010.

Há ainda outros e-mails que parecem mostrar uma conversa entre o magnata norte-americano e Sarah Ferguson, ex-mulher de André.

Ferguson refere-se a Epstein como "lenda" e afirma: "Estou muito orgulhosa de ti".

De recordar que André perdeu o seu título de príncipe, em outubro passado.

Ex-príncipe André apanhado em novas imagens com mulher

Ex-príncipe André apanhado em novas imagens com mulher

Novos arquivos de Epstein revelam imagens do ex-príncipe André na companhia de uma mulher não identificada, aumentando as controvérsias em torno do seu nome. Não se sabe onde nem quando foram captadas as fotografias.

Notícias ao Minuto | 09:07 - 31/01/2026

O Departamento de Justiça norte-americano começou a divulgar os ficheiros sobre Jeffrey Epstein, criminoso sexual condenado e um financeiro rico conhecido pelas suas ligações a algumas das pessoas mais influentes do mundo, incluindo Donald Trump.

A divulgação incluiu fotografias, registos de chamadas telefónicas, depoimentos do júri e alguns documentos e registos que já eram do domínio público.

Os documentos podem conter a análise mais detalhada até à data de quase duas décadas de investigações governamentais sobre o abuso sexual de jovens mulheres e raparigas menores de idade por Epstein.

A divulgação destes documentos era há muito exigida pela opinião pública, que tem interesse em saber se algum dos associados ricos e poderosos de Epstein tinha conhecimento - ou participava - nos abusos.

[Notícia atualizada às 09h33]

Leia Também: Abertos processos a Bill e Hillary Clinton por obstrução no caso Epstein

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929941/novos-documentos-de-epstein-divulgados-e-ha-varios-visados-que-dizem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes