Novo parlamento do Kosovo reuniu-se pela primeira vez após eleições

  • 11/02/2026

O primeiro-ministro nacionalista Albin Kurti poderá ser reconduzido, depois de o seu partido, Autodeterminação, ter conquistado 57 assentos, ficando a quatro da maioria absoluta, num parlamento de 120 deputados.

 

Com esse resultado, o Autodeterminação só precisaria do apoio de alguns deputados minoritários, para os quais estão reservados 20 lugares no parlamento. O partido deverá assim procurar formar um governo de coligação com vários grupos étnicos minoritários.

De acordo com a Constituição, após o início da legislatura, espera-se que a Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, confie a Albin Kurti, primeiro-ministro interino e líder do Autodeterminação, a formação de governo.

No ano passado, o Kosovo enfrentou uma crise política depois das eleições parlamentares de fevereiro, quando o partido do primeiro-ministro também venceu, mas não obteve o apoio necessário para governar sozinho nem o apoio de qualquer parceiro parlamentar.

Perante o impasse político, foram convocadas novas eleições para 28 de dezembro.

Os deputados escolheram a ex-ministra da Justiça Albulena Haxhiu, da formação do governo nacionalista, como presidente do parlamento.

Antiga província sérvia, o Kosovo declarou independência em 2008 após uma guerra, entre 1998 e 1999 que terminou após uma intervenção da NATO liderada pelos EUA. A Sérvia não reconhece a divisão e as tensões têm-se atenuado desde então.

O novo parlamento deve ainda aprovar o orçamento deste ano, que foi adiado devido à crise política.

Os deputados também deverão eleger um novo chefe de Estado em março, já que o mandato de Vjosa Osmani termina no início de abril.

O primeiro-ministro Kurti, de 50 anos, chegou ao poder em 2021, depois de também ter ocupado brevemente o cargo em 2020, durante a pandemia de covid-19.

Antigo preso político durante o domínio sérvio no Kosovo, Kurti adotou uma posição firme nas negociações mediadas pela União Europeia sobre a normalização das relações com Belgrado.

Bruxelas coloca a normalização de relações como condição para o Kosovo e a Sérvia se juntarem-se ao bloco dos 27.

Washington e aliados reconheceram a independência do Kosovo, enquanto a Rússia e a China apoiaram a Sérvia na disputa.

Cinco países da UE não reconhecem a autonomia do Kosovo: Espanha, Grécia, Chipre, Roménia e Eslováquia.

Leia Também: Sérvia e Kosovo realizam 1.ª reunião sobre desaparecidos na guerra

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2937829/novo-parlamento-do-kosovo-reuniu-se-pela-primeira-vez-apos-eleicoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes