Novo governo do Bangladesh toma posse na terça-feira
- 15/02/2026
Segundo aquela agência de notícias espanhola, que cita fontes daquele partido, o BNP pediu ao atual Governo que ampliasse a lista de convidados para incluir representantes de 13 países (Índia, China, Arábia Saudita, Paquistão, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Catar, Malásia, Brunei, Sri Lanka, Nepal, Maldivas e Butão), juntamente com os parceiros do sul da Ásia, informaram fontes do BNP à EFE neste domingo.
A Efe adianta ainda que o atual assessor do ministério da Justiça, Asif Nazrul, informou que também na terça-feira os novos membros eleitos do parlamento de Bangladesh tomarão posse, sendo que a cerimónia de juramento dos legisladores eleitos terá lugar às 10:00, hora local (04h00 GMT), e provavelmente será conduzida pelo chefe da Comissão Eleitoral.
Asif Nazrul acrescentou que o BNP, vencedor das últimas eleições, planeia realizar uma reunião do grupo parlamentar no final da manhã para eleger o seu líder parlamentar, prevendo-se que o próximo primeiro-ministro do Bangladesh seja o presidente do BNP, Tarique Rahman.
A Índia já confirmou ter sido convidada e será representada pelo presidente da Lok Sabha (Câmara Baixa), Om Birla.
A cerimónia de investidura marcará formalmente a transferência do poder da administração interina, liderada pelo Prémio Nobel Muhammad Yunus, para o novo governo eleito após as eleições parlamentares e o referendo da semana passada.
Entretanto, a aliança de 11 partidos liderada pela Jamaat e Islami solicitou recontagem de votos em 32 circunscrições, enquanto vários candidatos individuais também apresentaram pedidos semelhantes, pedidos aqueles que a Comissão Eleitoral já rejeitou.














