Novo filme de Chalamet "Marty Supreme" é resistência à "passividade"

  • 31/12/2025

"Penso que a ambição é uma característica importante que todos devemos cultivar", afirmou o cineasta, numa conferência de lançamento em que a Lusa participou. .

 

"E algo que tenho observado entre os jovens que assistem ao filme é que se sentem motivados a insurgir-se contra uma passividade que se generalizou na cultura", acrescentou.

"Marty Supreme" tem estreia marcada para os cinemas portugueses a 22 de janeiro e conta a história de Marty Mauser, um vendedor de sapatos na Nova Iorque de 1952 que tem o sonho de se tornar campeão mundial de ténis de mesa. 

O personagem é baseado de forma livre em Marty Reisman, um prodígio de ténis de mesa, e desconcerta a audiência com um carisma e ambição que o levam a tomar decisões questionáveis e moralmente ambíguas.

"Vemos um jovem que está disposto a fazer o que for preciso para realizar a melhor versão de si próprio, mesmo que isso signifique fazer coisas que põem em risco a sua vida", descreveu Josh Safdie.

"Uma das lições do filme é evitar a passividade", defendeu. 

O realizador escreveu o argumento em parceria com Ronald Bronstein, repetindo a dupla por detrás de "Uncut Gems" (2019), e incluiu uma visão da identidade judaica no pós-Holocausto.

"É, de muitas formas, uma história sobre a experiência judaica", apontou Ronald Bronstein na conferência.

"A psicologia de um judeu no pós-guerra tinha a tensão de estar consciente da tentativa recente de aniquilação e, ao mesmo tempo, procurar a assimilação", referiu. 

O filme alude a um jogador de ténis de mesa judeu, Alojzy Ehrlich, que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz devido à sua fama. A perseverança de Marty Mauser aparece ligada à identidade judaica, algo que ele mesmo descreve a certa altura.  

"Fizemos muita pesquisa e aplicámo-nos do ponto de vista emocional para ver o mundo através deste personagem e entender o que era ser um homem demasiado jovem para lutar na guerra, mas que viu o seu povo sobreviver", acrescentou Josh Safdie.

"Foi o primeiro momento dentro da cultura judaica assimilada em que se vislumbrou o conceito do que poderia ser o orgulho judaico, porque sobreviveram", referiu. 

Safdie descreveu Chalamet como um ator que também tem uma urgência e desejo de ser a versão suprema de si próprio.

"Ele é muito sério em cena, odeia disparates e pessoas que não levam a arte a sério", disse o realizador. "Mantém-se muito concentrado o tempo todo", sublinhou. 

Além de Chalamet, a outra grande estrela do filme é Gwyneth Paltrow, que dá corpo a uma atriz muito famosa, Kay Stone, que se envolve com Marty Mauser apesar de ser casada com o milionário Milton Rockwell (Kevin O'Leary). 

O elenco inclui ainda Odessa A'zion, Abel Ferrara e Tyler, The Creator, que se estreia no cinema, no papel de um taxista. 

"Marty Supreme" está nomeado para oito prémios Critics Choice Awards, cuja cerimónia será a 4 de janeiro, e três Globos de Ouro, que serão entregues a 11 de janeiro, em Los Angeles.

Leia Também: Timothée Chalamet e Kylie Jenner combinam look laranja (e dão nas vistas)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2911807/novo-filme-de-chalamet-marty-supreme-e-resistencia-a-passividade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes