Novo festival nasce em Pombal para levar jazz à comunidade

  • 22/01/2026

Segundo a organização, a intenção é "aproximar o jazz de quem já o ama e, sobretudo, de quem ainda acha que não gosta de jazz".

 

Produzido pela Associação Recreativa Cultural e de Promoção Social da Ilha (ARCUPS) e pelo município, o Pombal Jazz é uma ideia do músico André Ramalhais, que sonhava com um festival na sua terra natal.

"Pombal está numa zona privilegiada do país, mas não tem nada relacionado com o jazz. É necessário haver este tipo de festivais para as pessoas que menos têm acesso a este tipo de oferta, para não terem de ir a Coimbra, Lisboa ou Porto ouvir jazz", explicou o curador do evento à agência Lusa.

Natural de Pombal, o trombonista assume a influência de outros festivais nesta nova proposta, como o Guimarães Jazz ou o Festival de Jazz de Valado dos Frades.

"São uma inspiração e uma referência", afirmou André Ramalhais, que toca na Orquestra de Jazz do Algarve, na Big Band da Nazaré, na Orquestra Jazz de Leiria, além de outros projetos a solo e em grupo.

O Pombal Jazz começa na sexta-feira, com uma 'jam session' da Escola de Jazz de Leiria no café O Lanheiro, na freguesia da Ilha, no concelho de Pombal.

Entre os dias 26 e 29 há workshop de 'big band' e improvisação para músicos locais.

"Como Pombal não tem esta oferta cultural, é necessário ter uma componente pedagógica", afirmou o organizador.

A intenção "não é criar muitos músicos de jazz em Pombal - mas se isso acontecer, melhor".

O principal objetivo do workshop, que mobiliza 27 elementos das filarmónicas do concelho, "é cativar público, principalmente entre os músicos que estão nas bandas filarmónicas, que não têm tanto acesso a este tipo de música".

No dia 30, a Casa Varela, em Pombal, recebe pela manhã uma atividade para crianças com a cantora Miriam Morgado e à noite uma 'jam session'.

No Auditório Municipal, a partir das 21:30, é apresentado o projeto "Meersalz", do trompetista luso-helvético Leon Baldesberger.

O grupo Dixie Naza leva jazz dos anos 20 e 30 às ruas de Pombal na manhã de 31, dia em que o Auditório Municipal recebe concertos do workshop de 'big band' à tarde e do quarteto de César Cardoso, que apresenta o disco "Origins" à noite.

O festival termina no dia 31 com uma 'jam session' na Casa Varela.

Para o futuro do Pombal Jazz, "o céu é o limite", diz André Ramalhais.

O próximo passo será estabelecer parcerias com escolas de jazz de outros pontos do país e, mais tarde, "não se sabe quando", a internacionalização.

"Queremos trazer malta de fora, valorizando sempre os grupos portugueses. Mas, porque não, um dia trazer a Pombal um nome internacional", concluiu.

Leia Também: Festival Círculo de Jazz Setúbal acontece em fevereiro e celebra 15 anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2924069/novo-festival-nasce-em-pombal-para-levar-jazz-a-comunidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes