Novo ano, novo preço: Portagens sobem até 50 cêntimos do Porto ao Algarve

  • 31/12/2025

Também o trajeto A2/A6 - Percurso Marateca / Caia, para veículos de Classe 1, terá um aumento de 35 cêntimos, para 15,40 euros.

 

A concessionária indicou que as tarifas de portagens vão registar em 2026 uma atualização de 2,29%, que "tem como referência, conforme estipulado no contrato de concessão, a taxa de inflação homóloga - Continente sem habitação - de outubro e o adicional de 0,1%, previsto no Decreto-Lei n.º 87-A/2022".

A Brisa sublinhou que, tal como nos últimos anos, em 2026 existem "casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula".

"Noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores", pode ler-se.

Segundo a Brisa, 40 das 93 taxas de portagem aplicadas a veículos de Classe 1 são atualizadas em 2026, sendo que, do total de portagens aplicáveis na rede BCR, 57% mantém-se sem alterações de valor face a 2025.

Entre os percursos cujo preço fica inalterado está uma viagem Lisboa-Oeiras ou Ermesinde-Valongo.

Em 12 de novembro, tinha sido noticiado que as portagens das autoestradas deveriam aumentar 2,29% em 2026, tendo por base o valor da inflação homóloga sem habitação no continente de outubro divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), acrescido dos 0,1% de compensação às concessionárias.

A Brisa divulgou ainda que prevê investir 64 milhões de euros na sua rede em 2026, com as principais obras de manutenção a abranger autoestradas em todo o país, com "obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos".

"Algumas das áreas de serviço da A2 verão ampliada a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras e será reforçada a oferta de postos de carregamento de veículos elétricos onde se tem vindo a verificar mais procura", referiu também.

O Grupo Brisa e a Via Verde divulgaram recentemente que a Área de Serviço de Oeiras, na A5, já tem disponível um novo 'hub' de supercarregadores para veículos elétricos.

A Brisa destacou também na nota de imprensa que, para a primeira metade de 2026, a Via Verde tem previsto instalar outro novo 'hub' de supercarregadores na área de serviço da A3, na Trofa, na Área Metropolitana do Porto.

Leia Também: Líder da Área Metropolitana do Porto quer VCI sem pesados à hora de ponta

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2911835/portagens-sobem-45-centimos-de-lisboa-ao-porto-e-50-ate-ao-algarve#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes