Novela perto do fim. Rafa já está em Portugal para assinar pelo Benfica
- 21/01/2026
Rafa Silva já está em Portugal para assinar contrato com o Benfica. O avançado português aterrou, durante a manhã, no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, depois de ter partido, horas antes, de Istambul.
O voo do avançado português até estaria destinado para aterrar no aeroporto de Tires, em Cascais, mas as condições atmosféricas adversas motivaram desvio na rota programada.
Rafa Silva está, assim, cada vez mais perto de colocar um ponto final na longa novela que envolve o Besiktas e o Benfica, regressando à Luz para assinar um contrato válido por dois anos e meio.
Os valores do negócio ainda estão por ser oficialmente revelados, mas tanto a imprensa turca como a portuguesa apontam para um montante fixo de cinco milhões de euros, valor que pode crescer mediante objetivos relacionados com o rendimento desportivo de Rafa Silva neste regresso à Luz.
O jogador natural de Forte da Casa, Vila Franca de Xira, terá de cumprir a ronda habitual de exames médicos antes de rubricar o vínculo com as águias e só depois será oficializado como reforço de inverno no Benfica.
Ora, Rafa vai regressar a uma casa que tão bem conhece, um ano e meio depois de ter saído, a custo zero, para aceitar jogar no Besiktas.
A aventura na Turquia ficou, no entanto, longe de ser um sucesso para o antigo internacional português, uma vez que não conquistou qualquer título coletivo ao serviço das águias negras. Rafa Silva até teve um bom desempenho a nível individual, marcando 18 golos e assistiu para outros 12 na primeira temporada, mas nesta segunda época tudo se complicou e acabou de costas voltadas com os dirigentes do clube.
A falta de sucesso desportivo terá levado Rafa a forçar a saída do Besiktas, abdicando de entrar em campo nos últimos dois meses. O jogador luso começou por alegar problemas pessoais, afirmando, posteriormente, ter uma lesão na zona lombar e acabou mesmo por ser alvo de críticas públicas tanto do presidente como do treinador do Besiktas.
No Benfica, Rafa vai tentar recuperar a alegria, bem como o estatuto que tivera na primeira passagem pela Luz, onde foi figura de primeira linha, abrilhantada pelas três I Ligas, três Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças de Portugal.
Entra Rafa, sai Schjelderup?
O regresso de Rafa vai retirar espaço a Andreas Schjelderup no plantel, mesmo não ocupando o mesmo lugar, uma vez que Sudakov voltará a ser adaptado a extremo para que o português possa ocupar a posição de segundo avançado, atrás de Pavlidis.
A juntar a isto há também o regresso de Bruma, internacional português que recuperou de lesão e que já vai estar no banco de suplentes esta noite, em Turim, frente à Juventus, para a Liga dos Campeões, tal como José Mourinho fez questão de revelar ontem, em conferência de imprensa.
Nas últimas horas, surgiu a informação de que o Club Brugge apresentou uma proposta formal por Schjelderup no valor de oito milhões de euros fixos, mais três por objetivos. A direção liderada por Rui Costa apontou para os 15 milhões de euros, mas admite negociar o extremo norueguês por 12 milhões.
[Notícia atualizada às 11h37]














