Nove suspeitos de integrarem grupo violento de roubos a casas em preventiva

  • 19/12/2025

 
Na passada terça-feira, a PJ anunciou que a sua Unidade Nacional de Contraterrorismo tinha detido na Área Metropolitana de Lisboa, inicialmente 13 suspeitos da prática de "crimes de associação criminosa, roubo qualificado, sequestro agravado, usurpação de funções, detenção de arma proibida e crime cometido com arma".

 

O número de detidos foi agora aumentado para 14, nove dos quais ficaram hoje em prisão preventiva depois de ouvidos por uma Juiz de Instrução Criminal, em primeiro interrogatório judicial.

Durante a operação policial, denominada "Balaclava", na qual participaram mais de 200 elementos da PJ, foram cumpridos 28 mandados de busca domiciliária e apreendidos "vários elementos de prova: objetos em ouro, uma quantia de dinheiro ainda não apurada, produto estupefaciente, munições e armas brancas".

Os alegados assaltantes do grupo, que atuou durante pelo menos um ano e meio, disfarçavam-se de polícias, com "armas de fogo curtas, crachás, coletes táticos, (...) balaclavas, instrumentos de imobilização das vítimas, designadamente abraçadeiras, bem como falsos mandados de busca e apreensão", para entrar nas habitações das vítimas, "previamente selecionadas em função da capacidade económico-financeira".

"Mediante entradas forçadas, ameaças graves e agressões físicas, eram subtraídos bens de elevado valor económico e patrimonial, nomeadamente numerário, ouro e joias, causando elevado alarme social e acentuado sentimento de insegurança", refere o comunicado.

A investigação, da Judiciária, "inserida num contexto de criminalidade violenta e organizada, permitiu apurar a existência de um grupo criminoso estável, estruturado e profissionalizado, que, de forma concertada e reiterada, desenvolvia, há pelo menos um ano e meio, múltiplos roubos violentos em residências", sobretudo na linha de Cascais, Lisboa.

A investigação é dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa e prossegue com vista ao integral esclarecimento dos factos, bem como ao esclarecimento do número total dos roubos e se a rede tinha mais elementos para além dos detidos.

Leia Também: PJ deteve suspeito de matar idosa em Braga. Fica em prisão preventiva

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2907489/nove-suspeitos-de-integrarem-grupo-violento-de-roubos-a-casas-em-preventiva#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes