Nove idosos retirados de lar em Ermesinde após fuga de gás
- 25/01/2026
Nove idosos e dois funcionários foram retirados Lar de Jesus Misericordioso, em Ermesinde, no concelho de Valongo, na sequência de uma fuga de gás, ao final da tarde de sábado, que ocorreu na rede de abastecimento exterior . Os utentes encontram-se "bem e em segurança".
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto adiantou ao Notícias ao Minuto que recebeu um alerta para "um lar com valores anormais de gás".
Desta forma, foram retirados nove idosos e dois funcionários do interior do lar, enquanto se aguardou a chegada da Portgás para "resolver o problema".
Não houve registo de feridos.
A mesma fonte referiu que às 21h05 estava tudo resolvido, depois de o alerta ter sido dado pelas 19h45.
A Direção do Lar de Jesus Misericordioso, numa nota enviada ao Notícias ao Minuto, explicou que "fuga de gás ocorreu na rede de abastecimento exterior (via pública) e não dentro das instalações do lar" e, por isso, "a responsabilidade pela infraestrutura em causa é da operadora Portgás".
Deu ainda conta de que a instituição seguiu o Plano de Emergência interno, por forma a "garantir que ninguém fosse exposto a qualquer risco enquanto os técnicos trabalhavam no exterior".
O Lar de Jesus Misericordioso salienta também que "todas as utentes estão bem e em segurança".
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Ermesinde, a Portgás e a Polícia de Segurança Pública (PSP).
[Notícia atualizada às 10h10]
Leia Também: Incêndio num prédio em Cascais causa cinco feridos e nove desalojados













