Nova primeira-ministra do Nepal promete seguir reivindicações dos manifestantes

  • 14/09/2025

"Temos de trabalhar em sintonia com o pensamento da geração Z (...). O que este grupo exige é o fim da corrupção, boa governação e igualdade económica", afirmou Sushila Karki, antiga presidente do Supremo Tribunal, de 73 anos, nas primeiras declarações públicas desde que assumiu o cargo na sexta-feira. Acrescentou que ela e o seu governo interino não ficarão "mais do que seis meses", estando eleições legislativas previstas para 5 de março de 2026.

 

Entretanto, o embaixador dos Estados Unidos no Nepal, Dean R. Thompson, saudou hoje o restabelecimento da calma no Nepal depois dos protestos que levaram à renúncia do ex-primeiro-ministro, K.P. Sharma Oli, e nos quais pelo menos 51 pessoas morreram, e manifestou a disposição do seu país para trabalhar com o novo governo interino nepalês.

"Saudamos o restabelecimento da calma e uma resolução pacífica após os trágicos acontecimentos da semana passada", disse o embaixador numa mensagem publicada no seu perfil na rede social X. Thompson acrescentou que Washington espera "trabalhar com o governo interino nos próximos meses, enquanto se preparam para novas eleições".

O embaixador elogiou o presidente nepalês, Ram Chandra Poudel, e os líderes do movimento juvenil "Geração Z" "pelo seu compromisso com uma solução democrática".

"Reconhecemos o Exército do Nepal (...) pelo seu papel fundamental na restauração da ordem e em facilitar uma transição pacífica para um governo civil", acrescentou Thompson.

O Nepal viveu esta semana uma onda de protestos anticorrupção liderados por jovens, que foram avivados pelo veto imposto pelo anterior Executivo nepalês a várias redes sociais no país.

As manifestações precipitaram a demissão do ex-primeiro-ministro Sharma Oli, próximo da China, e a chegada ao poder na sexta-feira passada, como primeira-ministra interina, da ex-presidente do Supremo Tribunal Sushila Karki, de 73 anos, que se tornou a primeira mulher chefe de governo no Nepal.

Durante os protestos, pelo menos 72 pessoas morreram, cerca de mil ficaram feridas e o Parlamento do Nepal, residências de autoridades e sedes de partidos políticos foram incendiados.

Membros da "Geração Z", um movimento sem líderes claros e que se organizou principalmente através da plataforma Discord, poderiam agora entrar no gabinete de Karki, cujos integrantes devem ser conhecidos nas próximas horas.

Leia Também: Presidente do Nepal dissolve parlamento e anuncia eleições para março

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853283/nova-primeira-ministra-do-nepal-promete-seguir-reivindicacoes-dos-manifestantes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes