Nova-iorquinos pedem "impeachment" de Trump em protesto contra "fascismo"

  • 20/01/2026

No dia que se assinala um ano desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca para um segundo mandato, dezenas de cartazes foram erguidos na Quinta Avenida de Manhattan com frases como "'Impeachment já', "Quando é que isto acabará?", "Abolição do ICE [agência federal de imigração e Alfândega] já!", "Trump é diabólico", "Estou com os nossos aliados da NATO" ou "A Gronelândia é dos gronelandeses".

 

A multiplicidade de temas abordados nos cartazes exibidos pelos manifestantes espelha o ano turbulento e sem precedentes que Donald Trump promoveu, com o intuito de impor uma nova ordem internacional e de moldar a dinâmica interna norte-americana.

"Venho hoje aqui porque estou horrorizada com as monstruosidades que este Presidente tem feito. Eu já sou velha, mas estou preocupada com o futuro dos meus netos", afirmou May, de 84 anos.

Questionada pela Lusa sobre o que mais a chocou neste regresso de Trump ao poder, a octogenária nova-iorquina apontou "o recuo de 50 anos nos direitos civis", o "tratamento humilhante dado aos imigrantes que tanto contribuem para os Estados Unidos" e a tentativa de anexação da Gronelândia.

"Estamos tão longe do que devíamos ser enquanto país. Só espero que as pessoas acordem a tempo", acrescentou May.

Apesar das baixas temperaturas que atingem a região, com a sensação térmica a rondar os 15 graus negativos em Nova Iorque, os manifestantes não arredaram pé durante cerca de uma hora. Depois disso, os mais idosos foram abandonando o protesto.

"Hoje está muito frio, mas eu tinha de vir. Estou aterrorizada com o estado deste país. O que estão a fazer com os imigrantes é desumano", afirmou, por sua vez, Marge, de 82 anos.

"A decisão de anexar a Gronelândia é chocante. Está a virar as costas aos nossos aliados", criticou ainda.

Tom, de 30 anos, foi outro dos nova-iorquinos que se juntou ao protesto na Trump Tower contra o "fascismo crescente no país", o qual atribui diretamente a Donald Trump.

"Depois do primeiro mandato de Trump, achei que já nada me surpreendia, mas o ataque à Gronelândia é algo que não estava à espera", admitiu o jovem.

Donald Trump tomou posse a 20 de janeiro de 2025 e tornou-se o 47.º Presidente dos Estados Unidos. O republicano já tinha cumprido um primeiro mandato presidencial (2017/2021).

O primeiro ano do segundo mandato presidencial de Donald Trump foi marcado pela adoção de medidas drásticas em praticamente todas as áreas de atuação, abalando as políticas interna e externa norte-americanas e fraturando alianças de longa data.

Leia Também: Tarifas podem afetar economia e reação dos mercados será "crucial"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923123/nova-iorquinos-pedem-impeachment-de-trump-em-protesto-contra-fascismo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes