Nova galeria no Porto abre com exposição inspirada em Maria Teresa Horta
- 22/01/2026
A galeria é um projeto da jurista Helena Rodrigues, que iniciou a sua coleção há mais de duas décadas e decidiu criar um espaço dedicado a jovens artistas emergentes, "face às dificuldades de acesso aos circuitos expositivos em Portugal", assinala a nova galeria, em comunicado.
Com curadoria de Sofia Vermelho, a exposição inaugural apresenta trabalhos de Ânia Pais, Natacha Martins, Pereira Rute e da própria curadora, em diferentes suportes, da pintura à instalação, e estará patente ao público até 28 de março.
A mostra é inspirada no livro e poema homónimo de Maria Teresa Horta, publicado em 1971 e apreendido pela PIDE (polícia política de Salazar), por alegada ofensa "da moral tradicional da nação" por parte da autora que viria a ser espancada na via pública por desconhecidos.
"Minha Senhora de Mim" evoca "uma obra marcante na contestação do pensamento patriarcal e na afirmação do desejo e da sexualidade feminina", sublinha a galeria.
Aberto a múltiplas leituras, segundo a organização, o título "convoca a ideia de pertença a si própria, num conjunto que procura não fechar interpretações sobre o que significa ser mulher, estabelecendo, ainda assim, uma coerência formal e conceptual entre os diferentes contributos artísticos".
Ao longo do primeiro ano de atividade, a galerista afirma que irá centrar-se na apresentação de artistas emergentes que trabalhem sobre a condição feminina, mantendo-se aberta a múltiplas disciplinas e abordagens contemporâneas.
Foi a ligação crescente ao meio artístico que levou Helena Rodrigues a criar um espaço dedicado a jovens artistas "à procura de um lugar ao sol": "A maioria das galerias expõe artistas mais conceituados e corre menos riscos", refere.
A programação da galeria foi confiada a Sofia Vermelho, com quem Helena Rodrigues partilhou o processo de criação do projeto, após um percurso de formação em pintura e a frequência de um mestrado em estudos curatoriais.
Segundo as responsáveis, a escolha da exposição inaugural constitui "uma afirmação clara do compromisso da nova galeria com a visibilidade de jovens mulheres artistas e com o questionamento crítico de limites ainda presentes na cultura e na mentalidade portuguesas".
A Helena Rodrigues Galeria é inaugurada no sábado, às 16:00, na Rua de Santos Pousada, no Porto.
Leia Também: Novas imagens mostram como aconteceu assalto ao Museu do Louvre













