Nova boa exibição de Neemias Queta não impede derrota dos Boston Celtics
- 20/01/2026
Os Boston Celtics lutaram até ao fim, na madrugada desta terça-feira, mas acabaram derrotados na visita aos Detroit Pistons (103-104), em mais um jogo da NBA. A formação de Neemias Queta e companhia averbou, assim, o 16.º desaire da temporada, mas o poste português voltou a assumir plano de destaque.
Na visita à Little Caesars Arena, que contou com quase 20 mil espetadores na bancada, a equipa de Boston até entrou melhor, mas permitiu a recuperação dos caseiros no segundo período.
Ao intervalo, os Detroit Pistons estavam na frente do marcador e com uma vantagem assinalável (59-51), mas os Celtics voltaram a exibir uma demonstração de força no regresso à quadra.
No terceiro período, os visitantes conseguiram equilibrar as contas e no derradeiro período até conseguiram sair por cima, mas sem conseguir anular a vantagem construída pelos Pistons, que acabariam por vencer por apenas um ponto de diferença.
A grande figura da partida em Detroit foi Jaylen Brown, base dos Celtics que conseguiu acumular um registo composto por 32 pontos, 11 ressaltos e duas assistências.
Do lado da equipa dos Pistons, Tobias Harris, ala norte-americano, foi a principal fonte de inspiração, amealhando 25 pontos, três ressaltos e uma assistência.
Já Neemias Queta esteve em foco, acumulando um saldo de 10 pontos, oito ressaltos e uma assistência no capítulo ofensivo. Já no processo defensivo, o internacional português de 26 anos contribuiu com três roubos de bola e um bloqueio nos 28 minutos em que esteve em campo.
A 'maldade' de Stewart
Um dos grandes momentos no jogo disputado na Little Caesars Arena foi protagonizado por Neemias Queta, mas não pelos melhores motivos.
O jogador luso dos Celtics preparava-se para fazer um afundanço quando foi travado, de forma incrível, por Isaiah Stewart. O poste dos Detroit Pistons assinou um bloqueio incrível e impediu Neemias de brilhar.
MONSTER BLOCK. https://t.co/XLp1yx0zlA pic.twitter.com/maYcV6GcfQ
— NBA (@NBA) January 20, 2026
Ainda assim, e apesar desta maldade de Stewart, a temporada continua a correr de feição para Neemias Queta, que tem agora uma média de 10,1 pontos, 8,3 ressaltos e 1,4 assistências por jogo, tendo realizado já 39 partidas.
Como ficam as contas na NBA?
Com este resultado, os Detroit Pistons acumularam a terceira vitória consecutiva em 31 no total, prosseguindo na liderança da Conferência Este.
Por seu turno, os Boston Celtics quebram um ciclo de dois triunfos consecutivos, mas continuam no pódio da mesma Conferência.
Estas duas equipas estão, assim, bastante bem encaminhadas para marcarem presença nos playoffs.
Os Pistons voltam a entrar em ação já na madrugada de quinta-feira, com uma visita aos New Orleans Pelicans, ao passo que os Celtics vão receber os Indiana Pacers.
Os (outros) resultados da madrugada
Não foram apenas Detroit Pistons e Boston Celtics que mediram forças na madrugada desta terça-feira. Os Philadelphia 76ers bateram os Indiana Pacers (113-104), ao passo que os Brooklyn Nets sofreram uma derrota caseira às mãos dos Phoenix Suns (117-126).
Por seu turno, os Golden State Warriors receberam e venceram os Miami Heat (135-112), com um trio norte-americano, composto por Brandin Podziemski, Norman Powell e Stephen Curry, em plano de destaque.














