Notícias ao Minuto eleito Escolha do Consumidor 2026
- 05/01/2026
O Notícias ao Minuto foi novamente eleito Escolha do Consumidor na categoria de Imprensa Online de Informação, prémio que vem a arrecadar consecutivamente há 10 anos.
Sem se desviar da matriz de ser o primeiro a informar, nunca descurando o rigor, o Notícias ao Minuto agradece aos leitores a preferência e voto renovado de confiança.
O que é a Escolha do Consumidor?
A Escolha do Consumidor, que se define como "líder dos sistemas de avaliação em Portugal" com certificação ISO 9001 em gestão de qualidade, pretende avaliar o nível de satisfação e aceitabilidade das marcas pelos seus atributos individuais, recorrendo sempre a consumidores com experiência corrente de consumo e de acordo com os seus critérios específicos de satisfação.
A avaliação é realizada, numa primeira fase, pelos consumidores que identificam os atributos que consideram mais importantes na sua relação com as marcas. Posteriormente, é feita a avaliação dessas marcas utilizando metodologias mais apropriadas, como a experimentação de produtos, cliente mistério, auditorias online, entre outros.
As marcas que atingem os mais altos níveis de satisfação são as premiadas.
Qual é a metodologia?
A metodologia da Escolha do Consumidor aplicada aos Órgãos de Comunicação Social (OSC) de Imprensa, Rádio e Televisão assenta num modelo de análise comparativa dos principais OCS tradicionais, avaliando o seu desempenho enquanto fontes de informação e agentes de formação de opinião na sociedade.
Para o efeito, são analisados os fatores que influenciam a confiança, a credibilidade e a relevância destes meios no consumo de informação. O estudo integra, assim, diferentes atributos de análise que permitem identificar os OCS que, no conjunto global dos critérios, demonstram um desempenho superior, consistente e reconhecido pelo público.
O objetivo final é reconhecer os OCS que se destacam pela sua credibilidade e contributo para uma informação fiável e relevante, reforçando o seu papel na construção de confiança e na valorização do ecossistema mediático.
Como é feita a avaliação?
A avaliação estrutura-se em três grandes momentos: definição de categorias, implementação do estudo e análise e validação dos dados, assegurando uma avaliação rigorosa.
O estudo para a categoria de Imprensa Online de Informação - no âmbito da qual foram avaliados o Notícias ao Minuto, o Observador e o ECO, todos projetos de informação 100% digitais - foi realizado com uma amostra de 201 consumidores: 48% do sexo masculino e 52% do sexo feminino.
Clareza da informação e facilidade de leitura; Conselhos e dicas adequados ao tema; Credibilidade, imparcialidade e fiabilidade; Disponibilidade online e navegação intuitiva; Conteúdos atualizados; Cobertura de informação nacional e internacional; Originalidade dos conteúdos; Qualidade do grafismo e do design; Variedade de temas; e Sustentabilidade e responsabilidade social formaram o Top 10 dos atributos de análise.
Resultados
Estes foram os resultados entre os atributos escolhidos como sendo os mais valorizados:
© Notícias ao Minuto
O Notícias ao Minuto foi eleito Escolha do Consumidor 2026 com uma média final de 37%.
Este é 14.º ano que a ConsumerChoice, Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor revela as melhores marcas em Portugal, num total de 226 marcas marcas distinguidas pelos portugueses.
Em 2026, o processo envolveu mais de 290.000 avaliações, junto de 2.500 marcas de setores tão distintos como Comunicação Social, Retalho, Alimentação, Viagens e Lazer, Wellness, Banca e Seguros, Automóvel e Tecnologia.
Esta edição é marcada pelo recorde de marcas avaliadas e pelo aumento significativo do número de avaliações, refletindo cada vez mais a importância da voz dos consumidores na eleição das marcas que lideram o mercado.













