Noruega investiga diplomata e marido por suspeitas relacionadas a Epstein

  • 09/02/2026

Em comunicado, a unidade norueguesa de crimes financeiros informou ter realizado buscas num apartamento em Oslo e na residência de uma testemunha.

 

Mona Juul, que se demitiu recentemente dos cargos de embaixadora da Noruega na Jordânia e no Iraque, e Rod-Larsen desempenharam um papel relevante nas negociações secretas entre israelitas e palestinianos que conduziram aos Acordos de Oslo no início da década de 1990.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês confirmou a demissão de Juul, anunciada no domingo, dias após a sua suspensão do cargo, na sequência de notícias de que Epstein terá deixado 10 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros) aos filhos do casal num testamento elaborado antes da sua morte em 2019.

O ministro dos Negócios Estrangeiros norueguês, Espen Barth Eide, considerou a decisão de Juul "correta e necessária", afirmando que o contacto com o criminoso sexual condenado revelou uma "grave falha de julgamento" e dificultou a manutenção da confiança exigida pelo cargo.

O ministério informou que continuará a investigação interna sobre o conhecimento e a natureza dos contactos de Juul com Epstein e iniciou igualmente uma revisão das relações e do financiamento do Instituto Internacional da Paz - um 'think tank' (grupo de reflexão) com sede em Nova Iorque dirigido por Rod-Larsen.

Mona Juul admitiu que foi "impreciso" descrever como mínimo o seu contacto com Epstein, mas afirmou que os contactos resultaram da relação do marido com o empresário milionário e que não manteve qualquer relação social ou profissional com o norte-americano.

A diplomata referiu que os contactos foram esporádicos e privados e não relacionados com funções oficiais, reconhecendo, no entanto, que deveria ter sido mais cuidadosa.

A divulgação recente de novos documentos ligados a Epstein afetou também outras figuras públicas na Noruega, incluindo a princesa herdeira Mette-Marit, que pediu desculpas públicas após surgirem novos detalhes sobre a sua relação com o empresário.

A unidade de crimes económicos abriu ainda uma investigação de corrupção ao antigo primeiro-ministro norueguês e antigo presidente do comité Nobel da Paz Thorbjorn Jagland devido aos contactos com Epstein.

O advogado do ex-governante indicou que este irá cooperar com as autoridades.

Epstein morreu numa cela de prisão em 2019, enquanto aguardava julgamento por acusações federais nos Estados Unidos de ter abusado sexualmente de dezenas de mulheres, incluindo menores.

Leia Também: Caso Epstein. Há nova demissão na equipa do primeiro-ministro britânico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936067/noruega-investiga-diplomata-e-marido-por-suspeitas-relacionadas-a-epstein#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes