"Nojentas". Brigitte Macron insulta ativistas contra acusado de violação

  • 08/12/2025

A primeira-dama de França foi gravada a chamar "cabras nojentas" a um grupo de quatro ativistas este domingo. As mulheres em causa tinham protestado à porta de um espetáculo de comédia de Ary Arbittan, no dia anterior.

 

O vídeo foi inicialmente partilhado pelo jornal local Public, e desde então correu as redes sociais. As imagens mostram Brigitte Macron - que foi ver o espetáculo no domingo com a filha Tiphaine Auziere - a falar com o comediante em causa antes do espetáculo começar. 

"Estou assustado", confessou o homem de 51 anos.

No dia anterior, note-se, quatro ativistas tinham interrompido o espetáculo de stand-up de Abittan, usando máscaras do comediante escritas com "violador", enquanto gritavam "violador Abittan". 

As feministas referiam-se a uma alegação feita em 2021, que acusava o também ator de violação. Contudo, em 2023, as autoridades arquivaram o caso devido a falta de provas.

A visita da mulher de Emmanuel Macron aconteceu precisamente no dia seguinte ao incidente com as ativistas.

"Se houver alguma cabra nojenta, nós expulsamo-la", ouve-se a primeira-dama dizer, usando a expressão corriqueira "sales connes" em francês.

Uma das ativistas que tinha participado na ação de protesto no sábado disse à France24, sob anonimato, que o grupo estava "profundamente chocado e escandalizado" com a linguagem de Brigitte Macron.

"É mais um insulto a vítimas e a grupos feministas", acrescentou.

Em resposta à onda de críticas que surgiram após a divulgação do vídeo, a equipa de comunicação da primeira-dama francesa afirmou que a troca de palavras entre o comediante e Brigitte "deveria ser vista apenas como uma crítica aos métodos radicais daqueles que, usado máscaras, perturbaram o espetáculo de Ary Arbittan na noite de sábado, impedindo o artista de atuar".

"Brigitte Macron não aprova estes métodos radicais", reforçou o comunicado, citado pela imprensa francesa.

Primeira-dama francesa é 'acusada' de ser um homem

Recorde-se de que Brigitte Macron tem sido alvo de vários rumores que questionam o seu género, com vários internautas a alegarem que a mulher, de 72 anos, nasceu homem. As mesmas alegações referem que o seu nome verdadeiro é Jean-Michel Trogneux. Acusam também Brigitte de pedofilia, pelo envolvimento com Emmanuel Macron quando este era seu aluno.

As alegações começaram nas redes sociais após a eleição de Emmanuel Macron, em 2017. Segundo as mesmas Brigitte Macron, cujo apelido de solteira era Trogneux, nunca existiu. Na realidade, alegam, que é o suposto irmão, Jean-Michel, que assumiu essa identidade depois de mudar de sexo.

Duas mulheres começaram a ser julgadas em junho do ano passado no Tribunal Penal de Paris por terem espalhado na internet o boato segundo o qual a mulher do presidente francês mudou de sexo, um rumor que se tornou viral.

As teorias levaram Brigitte Macron a processor duas mulheres: uma medium chamada Amandine Roy, e Natacha Rey, que se intitula "jornalista autodidata independente". Em 2021, as duas divulgaram uma entrevista de quatro horas no Youtube onde denunciavam este "engano, fraude e mentira de Estado".

Em reação, o presidente francês lamentou os "ataques machistas e sexistas" de que é alvo "uma mulher poderosa" que o acompanha.

Brigitte Macron vai apresentar evidências de que é uma mulher em tribunal

Brigitte Macron vai apresentar evidências de que é uma mulher em tribunal

Emmanuel e Brigitte Macron apresentaram um processo por difamação contra uma influencer norte-americana e pretendem apresentar, em tribunal, provas de que as suas afirmações não correspondem à verdade.

Andrea Pinto | 09:00 - 18/09/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2901328/nojentas-brigitte-macron-insulta-ativistas-contra-acusado-de-violacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes