Noite foi de trovoada (que se dirige "para nordeste"). Quando melhora?
- 05/11/2025
A região de Lisboa foi afetada, durante a madrugada desta quarta-feira, por precipitação intensa, trovoada e rajadas de vento forte. No entanto, o pior cenária, pelo menos por enquanto, já passou.
"Temos tido uma situação de tempo severo, logo a partir das 00h00 nas regiões do Litoral", começou por explicar a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada ao Notícias ao Minuto, destacando a precipitação intensa, trovoada e rajadas de vento forte, "principalmente na Grande Lisboa".
Explicou ainda que esta "linha que se organizou na região Sul" está agora a "dirigir-se para nordeste", começando a afetar a região de Setúbal, Santarém e Évora.
A meteorologista deu ainda conta de que "o mau tempo ainda não passou", uma vez que há "mais linhas organizadas que trazem, novamente, trovoadas, precipitação intensa e rajadas fortes".
"Um cenário que se vai manter até ao final da manhã", acrescentou.
Referiu ainda que no Litoral haverá uma melhoria a partir das 09h00, mas "ainda com regime de aguaceiros que podem, por vezes, ser fortes". A partir desta hora, o alerta laranja deverá passar para amarelo.
Já no interior do país, o mau tempo deverá manter-se até às 12h00, passando depois o aviso laranja para amarelo.
A meteorologista adiantou ainda que, a partir da tarde, haverá ocorrência de aguaceiros no Litoral, Norte e Centro e que estão "organizadas condições para granizo".
Quanto à trovoada, em declarações à SIC Notícias, o meteorologista Jorge Ponte referiu que "estava prevista muita atividade elétrica, convecção muito severa".
"Uma situação que não é assim tão habitual com esta severidade. Não é inédita, mas, de facto, a concentração de descargas elétricas foi muito elevado, especialmente na região de Lisboa e do litoral oeste", apontou.
Recorde-se que todos os distritos de Portugal continental, exceto Bragança, estão sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte.
Atenção aos Avisos Meteorológicos para Portugal Continental:https://t.co/9KDBzCZv9T#avisosipma pic.twitter.com/RLuijqa1Na
— IPMA (@ipma_pt) November 4, 2025
Leia Também: IPMA deixa alerta para quarta-feira devido a "superfície frontal fria"













