Nobel da Paz Narges Mohammadi transferida para prisão no norte do Irão
- 14/02/2026
Recentemente condenada a sete anos e meio de prisão, a ativista de direitos humanos foi detida a 12 de dezembro na cidade de Mashhad (nordeste) com outros ativistas, depois de ter discursado numa cerimónia em homenagem a um advogado encontrado morto.
Desde então, estava num centro de detenção tutelado pelo Ministério dos Serviços de Informações do Irão em Mashhad e foi recentemente transferida para uma prisão em Zanjan, no norte do país, informou o seu marido, Taghi Rahmani, numa mensagem publicada na rede social X.
Rahmani, que mora em Paris, considerou que essa medida equivalia a um "exílio".
A fundação de Narges Mohammadi, gerida pela sua família e outras pessoas que a apoiam, indicou que a transferência ocorreu na terça-feira, mas que a ativista só foi autorizada a comunicar a medida este sábado, durante uma chamada telefónica com o seu advogado iraniano, Mostafa Nili.
"Durante a nossa breve conversa, ela mencionou a violência sofrida durante a sua detenção, a pressão dos interrogatórios e os golpes particularmente violentos que lhe foram infligidos na cabeça", escreveu o advogado numa mensagem também divulgada no X.
"Esses golpes causaram tonturas, (...) distúrbios na visão, hematomas e marcas de violência física grave permanecem no seu corpo", acrescentou.
Nos últimos 25 anos, Mohammadi foi várias vezes julgada e presa pelo seu compromisso contra a pena de morte e contra o rígido código de vestuário para as mulheres no Irão.
Este mês, a Nobel da Paz realizou uma greve de fome de uma semana para reivindicar o direito de fazer chamadas telefónicas.
Em dezembro de 2024, foi libertada por três semanas por motivos médicos, relacionados com "o seu estado físico após a remoção de um tumor e um transplante ósseo", segundo o seu advogado.
Narges Mohammadi foi condenada no início de fevereiro por "reunião e conluio com o objetivo de cometer crimes".
Leia Também: Mulheres Nobel da Paz exigem libertação imediata de Mohammadi













