"No Sporting, só Cristiano Ronaldo tinha o talento de Rafael Leão"
- 01/12/2025
O AC Milan levou, no passado sábado, de vencida a Lazio, no Stadio Giuseppe Meazza, por 1-0, naquele que era o encontro mais aguardado de toda a 13.ª jornada da Serie A, graças a um remate certeiro de Rafael Leão, que, aos 51 minutos, surgiu no 'coração' da grande área a dar o melhor seguimento possível a um cruzamento de Fikayo Tomori.
Massimiliano Allegri apostou, uma vez mais, no internacional português enquanto principal referência ofensiva, e este correspondeu com aquele que foi o sexto golo ao cabo de dez partidas, na presente temporada de 2025/26. Nada que surpreenda quem melhor o conhece, como é o caso de Tiago Fernandes, que o orientou, no Sporting.
"O Rafael Leão é um jogador muito especial para mim. Será sempre. Treinei-o desde os 12 anos de idade, praticamente em todos os escalões de formação do Sporting. Só o Cristiano Ronaldo, em Lisboa, tinha aquele tipo de talento que ele tinha. É, sem dúvida alguma, o melhor jogador que eu alguma vez tive", começou por afirmar.
"O rendimento dele enquanto ponta de lança não é uma novidade. O Rafael é um número 9. Jogou quase sempre ali. Desde tenra idade, fazia-me recordar de Ronaldo, o 'Fenómeno', pela velocidade, técnica e qualidade no toque final", acrescentou o agora treinador do Portimonense, em declarações prestadas ao portal italiano Tuttomercatoweb.
"Rafael Leão pode jogar em qualquer lado, nos melhores clubes do mundo"
Nesta mesma entrevista, Tiago Fernandes traçou um futuro radiante a Rafael Leão, que, aos 26 anos de idade, continua a ser apontado a alguns dos maiores clubes do futebol mundial, como é o caso do Barcelona ou do Bayern Munique: "O Leão pode jogar em qualquer lado, nos melhores clubes do mundo. Está à altura de qualquer equipa".
"É muito emocionante vê-lo a brilhar em San Siro, é uma recompensa pelas tantas horas de trabalho passadas nos relvados. Fomos muito importantes um para o outro, e, ao dia de hoje, fico verdadeiramente feliz por vê-lo como protagonista num grande clube como é o rossonero", sublinhou o filho do 'eterno' Manuel Fernandes.
"O AC Milan de Allegri é perfeito para fazer uso de todas as qualidades dele, estou convencido de que, este ano, irá marcar muitos golos e ser feliz", completou.
Ainda à procura da afirmação por Portugal
Pese embora seja unanimemente considerado um dos mais perigosos avançados do futebol mundial (e titular indiscutível no AC Milan), a verdade é que Rafael Leão tarda a afirmar-se como opção incontornável de Roberto Martínez, na principal seleção nacional, pela qual soma cinco golos e seis assistências ao cabo de 43 jogos oficiais.
O avançado, recorde-se, ficou de fora da lista de convocados para a dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, em setembro, perante a Arménia (goleada, por 0-5) e a Hungria (vitória, por 2-3), devido a lesão, tendo regressado, na pausa para compromissos internacionais de outubro.
Aí, foi suplente utilizado no triunfo sobre a República da Irlanda (por 1-0), mas acabou por ser dispensado da receção à Hungria (empate a duas bolas), devido a lesão. Mais recentemente, em novembro, foi lançado para o lugar de João Félix, na derrota sofrida em Dublin (por 2-0), e titular no 'amasso' à Arménia (por 9-1).
Leia Também: O golo de Rafael Leão (após jogada coletiva) que decidiu o AC Milan-Lazio













