No Oeste, Ventura ouve: "Nós dependemos 100% de mão-de-obra estrangeira"

  • 03/02/2026

Depois de falar dos prejuízos sentidos pela passagem da depressão Kristin -- cerca de 11 hectares de estufas afetadas e danos no valor de quase meio milhão de euros - o responsável da empresa Horto Maria aproveitou a oportunidade de ter à sua frente o candidato presidencial e líder do Chega para lhe explicar a indispensabilidade dos trabalhadores estrangeiros no setor agrícola.

 

"Só queria salientar um pouco do tema que é muito atual, que é o tema da mão-de-obra. Nós dependemos de mão-de-obra estrangeira a 100%. Na minha empresa, temos 80 colaboradores e só temos um português que é o técnico, o engenheiro", explicou Paulo Maria, que conduziu a visita de cerca de meia hora.

Antes de continuar, o empresário foi interrompido por André Ventura que considerou que isso acontece porque "os portugueses não querem trabalhar nisto" e que há "subsídios para toda a gente", apesar de a taxa de desemprego no país estar abaixo dos 6%.

Paulo Maria decidiu insistir: "É assim na agricultura e se nós formos à restauração temos o mesmo problema, se formos à construção civil temos o mesmo problema. Nós dependemos da mão-de-obra [estrangeira]".

"Se, hoje, os trabalhadores estrangeiros se fossem embora, eu fechava a empresa imediatamente", vincou o empresário, que é também o presidente da administração da Carmo & Silvério, organização de produtores de Torres Vedras, cujas instalações o candidato também visitou.

Ouvindo a explicação, Ventura, que recorre regularmente à retórica anti-imigração, anuiu: "Pois... Não conseguiam funcionar. Mas todos os trabalhadores estão regularizados...".

"Está tudo. Todas as regras, a pagar todos os salários, tudo a que têm direito", respondeu Paulo Maria, que vincou que era importante que o Estado permita a legalização, até porque quando começou queria dar contrato a trabalhadores estrangeiros mas a legalização era dificultada e era tudo "muito obscuro".

"O que acontecia é que as pessoas trabalhavam ilegais. Neste momento, era importante que não viéssemos a ter dificuldades com futuros trabalhadores", disse.

Depois de ouvir Paulo Maria, o candidato presidencial reiterou a defesa de "um sistema de quotas", que defina os trabalhadores necessários para os diferentes setores.

Mas o produtor agrícola insistiu na sensibilização do líder do Chega: "É muito importante salientar que este setor depende de mão-de-obra estrangeira. Isso é ponto assente", disse Paulo Maria, referindo que não pode permitir que tenha concorrência de outros empresários que tenham trabalhadores ilegais e que não pagam segurança social, impostos ou subsídios de férias.

Com danos sobretudo em estruturas pela passagem da depressão, Paulo Maria afirmou que agora a luta é recuperar dos estragos o mais rápido possível para ver se ainda se conseguem salvar alguns dos hortícolas.

"Penso que em dois meses conseguimos dar a volta e recuperar tudo", disse, manifestando alguma descrença nos apoios, que normalmente chegam demasiado tarde.

Sobre isso, o produtor recordou o ministro da Agricultura de José Sócrates, António Serrano, que foi "excecional" numa grande intempérie que afetou a região em 2009.

"Pôs os técnicos do Ministério da Agricultura a analisar projetos na sede da junta de freguesia daqui, os técnicos vieram analisar projetos e, ao fim do mês, fez uma conferência de imprensa a dizer quantos projetos é que estavam aprovados e qual era o montante", disse, já no final da visita de Ventura.

Apesar de não saber se terá a mesma agilidade e vontade do atual Governo, Paulo Maria espera que a empresa volte a levantar-se, tal como o fez em 2009.

"Estamos com vontade, um pouco mais velhos e cansados, mas com vontade de voltar a recuperar", salientou.

Leia Também: Declarações de Castro Almeida são um "insulto às pessoas", atira Ventura

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2932226/no-oeste-ventura-ouve-nos-dependemos-100-de-mao-de-obra-estrangeira#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes