No 'batatal' de Rio Maior, FC Porto parou no vermelho e vê verde à perna
- 03/02/2026
O Casa Pia surpreendeu esta segunda-feira o FC Porto com a primeira derrota da turma de Francesco Farioli na I Liga esta temporada, num resultado que é conseguido nas vésperas do Clássico entre os dragões e o Sporting.
O Estádio Municipal de Rio Maior foi palco de um jogo muito emotivo e sem muitas oportunidades claras de golo, apesar de muitas tentativas dos azuis e brancos para chegar ao fundo das redes adversárias.
O relvado poderia ter sido um dos protagonistas da partida, já que estava em condições deploráveis, mas William Gomes acabou por tirar os holofotes com a sua entrada vergonhosa sobre David Sousa, que resultou em expulsão claríssima do extremo brasileiro do FC Porto.
Com este resultado, volta a ficar tudo em aberto no campeonato nacional, com Sporting a chegar-se perto do FC Porto e, sem que ninguém desse por isso dado o resultado do Benfica, também as águias acabam por ganhar um ponto aos dragões.
Mas vamos às notas da partida:
Figura
Num jogo de poucas oportunidades o destaque tem de ser dado a alguém que esteve muito bem defensivamente. No entanto, Gaizka Larrazabal esteve irrepreensível nos dois lados da balança, já que faz o primeiro golo da partida e não deu a mínima hipótese a Borja Sainz - e depois acabou por 'abafar' Oskar Pietuszewski.
Surpresa
Domingos José Gabriel Bandeira, mais conhecido como Khaly, foi a grande surpresa deste jogo, com uma exibição a nível defensivo claramente acima da média, de um jogador que só tem vindo a ser mais utilizado depois da chegada de Álvaro Pacheco no comando técnico dos gansos. Anulou Samu e companhia, dando o corpo às balas muitas vezes para bloquear remates feitos pelo FC Porto.
Desilusão
A falta de eficácia do FC Porto não é apenas por mérito do Casa Pia, mas também por demérito próprio. Muita dessa parte provém de um jogo praticamente nulo de Samu Aghehowa, que não teve ações positivas nesta partida, perdendo muitas bolas que tinha de segurar e falhando para com Francesco Farioli, que voltou a apostar no espanhol no onze inicial.
Treinadores
Álvaro Pacheco
O plano foi perfeito. O Casa Pia sabia das suas armas e das do adversário, pelo que soube gerir da melhor maneira os variados momentos do jogo. Isto permitiu que os contra-ataques fossem mais letais do que o normal e que os jogadores do Casa Pia conseguissem aprender com o erro da jornada anterior, onde deixaram escapar uma vantagem de 30 em cima do apito final.
Francesco Farioli
O FC Porto tombou pela primeira vez no campeonato nacional, tendo mostrado que não é uma equipa perfeita. O relvado não estava em boas condições, mas isso joga para os dois conjuntos, pelo que não pode ser desculpa para um clube que ainda não tinha perdido na I Liga.
Arbitragem
Pedro Ramalho teve uma prestação sólida num jogo em que houve várias ocasiões para errar. O árbitro da partida não o fez e decidiu praticamente sempre bem, com a expulsão a ser mais do que justificada, já que a entrada de William Gomes foi descabida e colocou em risco a integridade física de David Sousa.














