Nissan mostrou os bastidores do planeamento do novo Leaf
- 01/12/2025
Como é que um construtor faz o planeamento de um novo carro? A Nissan quis dar a resposta a esta questão, abrindo os bastidores do processo que levou ao novo Leaf lançado este ano.
As explicações são dadas por vários especialistas do fabricante japonês na Europa, como o diretor de pequenos carros e elétricos no planeamento de produto, Xavier Tesson, o diretor de gestão no planeamento de produto, Christophe Amblard, e ainda Alexander Nikolaev - o gestor de Cross Carline no planeamento de produto.
O vídeo, que poderá ver no fim do artigo, acompanha as equipas de planeamento de produto que estiveram por trás da criação do novo Nissan Leaf. Em todas as etapas do processo, tiveram em conta dados do mundo real, procurando compreender a forma como os clientes utilizam o automóvel para além de adotarem um pensamento inovador.
Os peritos da Nissan também falaram sobre a evolução da base de clientes do Leaf - um dos modelos pioneiros na transição para motorizações 100 por cento elétricas. Este foi um dos aspetos que influenciaram o posicionamento do modelo para o mercado europeu, de forma a garantir que este responde aos requisitos do seu público-alvo.
O novo Nissan Leaf em resumo
O Nissan Leaf sempre foi um citadino e assim continua a ser. Tem dois níveis de motorização: uma com 174 cv de potência e até 436 km de autonomia; e outra com 214 cv de potência e autonomia para cerca de 604 km.
No primeiro caso, a bateria é de 52 kWh, enquanto no segundo a capacidade sobe para os 75 kWh, levando menos de meia hora para carregar dos 20 aos 80 por cento num carregador de corrente contínua - o que representa carga para mais 277 km e 417 km, respetivamente.
Este automóvel japonês partilha a plataforma modular CMF-EV com o Ariya. Tem uma linha de tejadilho fluída e puxadores das portas integrados, assim como proporções exteriores compactas sem comprometer o espaço interior para o adequar às necessidades diárias de uma família.
Tem capacidades bidirecionais Vehicle-to-Load (V2L) e Vehicle-to-Grid (V2G). O condutor pode usufruir de navegação e assistente por voz da Google, sendo que o automóvel tem dois ecrãs de 14,3 polegadas - um como painel de instrumentos, outro para o infoentretenimento.
Há ajudas à condução, como cruise control inteligente, assistência de manutenção na faixa ou monitorização da atenção do condutor. Outra funcionalidade é a possibilidade de ajustar os níveis de regeneração de energia elétrica através de patilhas no volante ou, em alternativa, pelo Controlo de Distância Inteligente que a adapta às condições de tráfego.
Leia Também: Aliança Renault-Nissan pode ganhar novo ímpeto













