"Ninguém dormiu no sofá". Aliança perdida na Taça da Liga volta ao dono
- 15/01/2026
O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP) recorreu, ao início da tarde desta quinta-feira, às redes sociais para anunciar que o "mistério" decorrente da final da Taça da Liga (que culminou num dramático triunfo do Vitória SC sobre o Sporting de Braga, por 2-1) está, finalmente, resolvido.
A aliança perdida, pode ler-se, "voltou ao dedo certo", para felicidade do adepto em causa, que assistiu a um dos melhores espetáculos desportivos da temporada de 2025/26, que começou num golo de Mario Dorgeles, logo aos 16 minutos, e que culminou na 'cambalhota' protagonizada pelos remates certeiros de Samu Silva e Alioune Ndoye, aos 58 e 83 minutos, respetivamente.
"O mistério da aliança perdida após o jogo Vitória SC-Sporting de Braga, da Allianz Cup, teve um desfecho rápido e feliz: em menos de 24 horas, o legítimo dono foi identificado e a aliança devidamente entregue. Missão cumprida!", pode ler-se, numa publicação recheada de bom humor, que rapidamente se tornou viral.
"O que começou como um simples achado transformou-se num exemplo bonito de espírito positivo, entreajuda e cidadania ativa e mostrou que a segurança também se constrói com proximidade, empatia e sentido de humor... e com ganhos claros para a paz doméstica", prossegue a mesma nota.
"A onda de partilhas, comentários e mensagens revelou um enorme espírito de solidariedade, onde milhares de pessoas se uniram com um único objetivo: ajudar alguém a recuperar um símbolo de amor e compromisso", completa.
A terminar, o organismo "agradece a todos os que participaram, partilharam e sorriram connosco ao longo desta 'investigação' pouco comum. Porque servir o cidadão também passa por estar atento aos detalhes, comunicar de forma positiva e mostrar que a segurança pode, e deve, ser humana, acessível e bem-humorada".
"Aliança devolvida, sorriso recuperado e confiança reforçada. E, ao que tudo indica… ninguém dormiu no sofá. Assim também se constrói segurança", remata.
Um troféu histórico
Esta, recorde-se, foi a primeira vez na história que o Vitória SC ergueu uma Taça da Liga, inscrevendo o nome na lista de campeões de inverno ao lado dos de Benfica (a força dominante, com seis triunfos), Sporting (com quatro), Sporting de Braga (com três), Vitória FC, Moreirense e FC Porto (todos com um).
Este foi, de resto, o primeiro título alcançado pelos vimaranenses desde a 'longínqua' temporada de 20212/13, quando fizeram a festa, na final da Taça de Portugal, ao deixarem para trás o Benfica, no Estádio Nacional do Jamor, por 1-2, graças aos golos rubricados por El Arbi Soudani e Ricardo Pereira, pela 'mão' de Rui Vitória.
Agora, os homens de Luís Pinto centram todas as atenções na I Liga (onde são sétimos classificados, com 25 pontos conquistados ao cabo de 17 jornadas), uma vez que já ficaram pelo caminho na Taça de Portugal, logo nos oitavos de final, fruto da derrota sofrida perante o AVS, em pleno Estádio D. Afonso Henriques, por 0-1.
Leia Também: Perdeu uma aliança na Taça da Liga? PSP abre 'caça ao dono' em Leiria













