Nigéria elimina Argélia e adia o regresso de Zaidu ao FC Porto
- 10/01/2026
A Nigéria carimbou, ao final da tarde deste sábado, o apuramento para as meias finais do Campeonato Africano das Nações (CAN), graças ao triunfo conquistado sobre a Argélia, no Stade de Marrakech, em Marrocos, por 0-2, naquele que era um dos encontros mais aguardados de toda esta eliminatória.
Uma partida que foi, de resto, bastante disputado, mas que só conheceu o primeiro golo no arranque do segundo tempo, quando Bruno Onyemaechi (antigo jogador de Boavista, Feirense e Vila Real, que representa, atualmente, o Olympiacos) bombeou a bola para o 'coração' da grande área, onde surgiu o inevitável Victor Osimhen, a escapar à marcação e a desviar, de cabeça, para o fundo das redes à guarda de Luca Zidane.
O cenário estava favorável, mas o goleador do Galatasaray recusou dar-se por satisfeito, e, apenas dez minutos depois, voltou a fazer das suas, desta feita, ao deixar a bola nos pés do companheiro de equipa, Akor Adams, que, com muita classe, 'sentou' o guarda-redes adversário e empurrou para o tento da tranquilidade.
Três vagas ocupadas nas 'meias' do CAN2025, sobra uma
Com este triunfo, a Nigéria garantiu o direito a disputar as meias finais do CAN2025, onde vai ter pela frente Marrocos, que, na passada sexta-feira, levou de vencida os Camarões, no Stade Prince Moulay Abdellah, em Rabat, por 0-2, graças aos golos assinados por Brahim DÃaz e Ismael Saibari, aos 26 e 74 minutos, respetivamente.
Uma partida que fica agendada para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro, neste mesmo recinto. Já na outra meia final, para já, ainda está apenas assegurada a presença do Senegal, que, também na véspera, bateu o Mali, no Grand Stade de Tanger, por 0-1, à 'boleia' de um remate certeiro de Iliman Ndiaye, aos 27 minutos.
O adversário será determinado ainda este sábado, pelas 19h00, no Grand Stade D'Agadir, que irá receber o encontro entre o Egito e a Costa do Marfim, formação na qual alinham, entre outros, Ousmane Diomande, defesa-central que o Sporting estará a torcer... para que perca, dada a vaga de lesões que lhe vai assolando o plantel.
FC Porto obrigado a aguardar mais por Zaidu
O apuramento da Nigéria não é, de resto, uma notÃcia propriamente positiva para o FC Porto, uma vez que significa que Zaidu Sanusi já não irá regressar a tempo do sempre 'escaldante' Clássico com o Benfica, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, que está marcado para as 20h45 da próxima quarta-feira, no Estádio do Dragão.
O lateral-esquerdo não chegou a sair do banco de suplentes (aliás, neste CAN2025, soma apenas 103 minutos em campo, distribuÃdos entre as vitórias sobre Tanzânia, por 2-1, e Uganda, por 1-3), mas a verdade é que irá manter-se, pelo menos, durante mais uns dias em Marrocos, sob as ordens de Éric Chelle.
O internacional nigeriano poderia, de resto, ser uma opção a ter em conta, nos planos do treinador azul e branco, o italiano Francesco Farioli, uma vez que Francisco Moura está em dúvida para a receção aos eternos rivais, devido a um problema de ordem fÃsico.
Leia Também: Atenção, Jesus e Cristiano Ronaldo: Senegal segue para as 'meias' do CAN













