Nicarágua acusa EUA na ONU de "pirataria moderna" contra a Venezuela

  • 24/12/2025

"Denunciamos estes roubos, o sequestro de petroleiros e a expropriação de ativos financeiros, que atentam contra a soberania do povo da Venezuela e representam uma ameaça perigosa à paz e estabilidade de toda a América Latina e das Caraíbas, com consequências catastróficas para o comércio e a navegação mundial", afirmou o embaixador nicaraguense junto das Nações Unidas, Jaime Hermida.

 

A declaração foi feita durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança convocada por Caracas, face à intensificação da pressão dos Estados Unidos sobre o governo do Presidente Nicolás Maduro.

A Nicarágua condenou as "agressões e hostilidades contínuas" dos EUA contra a Venezuela, que qualificou como "bloqueio económico criminoso" e "guerra híbrida" com o objetivo de provocar sofrimento à população civil.

"Estas ações deliberadas pretendem provocar o colapso de uma nação soberana, para impor, através da força, da intimidação e da fome, um governo submisso ao serviço de interesses estrangeiros egoístas", acrescentou Hermida, cujo discurso foi também divulgado oficialmente pelo governo de Manágua.

O diplomata exigiu "o fim imediato do destacamento militar dos Estados Unidos na (...)região da América Latina e das Caraíbas", classificando a presença norte-americana como uma "ameaça direta à segurança das (...) nações" e um "ato descarado para mudar governos legítimos e democraticamente eleitos".

Hermida apelou à comunidade internacional para que "ponha fim às ações imperialistas e colonizadoras dos Estados Unidos na região" e respeite os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas, incluindo a não intervenção, a resolução pacífica de conflitos e a igualdade soberana dos Estados.

A Nicarágua manifestou ainda "solidariedade inquebrantável, fraterna e militante com o Governo constitucional do Presidente Nicolás Maduro, com o povo chavista e bolivariano e com as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas da Venezuela".

Segundo Hermida, a soberania e integridade territorial da Venezuela "devem ser respeitadas" e fazem parte da identidade coletiva da América Latina e das Caraíbas. "A sua luta é a nossa luta", concluiu.

O representante exigiu o respeito pela "dignidade e soberania" da Venezuela, o direito de comercializar livremente os seus recursos naturais e o fim imediato das "medidas coercivas unilaterais ilegais", que, afirmou, comprometem a estabilidade regional e equivalem a um "castigo coletivo" proibido pelo direito internacional.

Leia Também: Dois molhes e dois navios danificados por drones ucranianos no Mar Negro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909299/nicaragua-acusa-eua-na-onu-de-pirataria-moderna-contra-a-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes