Neve está de regresso. Sabe os cuidados a ter? Recorde-os
- 11/12/2025
A depressão Emilia está a caminho do país e traz consigo neve, chuva e agitação marítima. Os distritos da Guarda e Castelo Branco, por exemplo, vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve "acima dos 1400/1600 metros de altitude, com acumulação que pode ser superior a 25 cm nos pontos mais altos da Serra da Estrela".
O aviso vai estar em vigor entre as 03h00 de sexta-feira, 12 de dezembro, e as 00h00 de sábado, 13 de dezembro, pelo que, se vive ou vai frequentar esta zona, deve ter atenção redobrada devido ao estado do tempo.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda os cuidados a ter na condução:
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de gelo nas vias;
- Evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e, quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas:
- Verificar o estado dos pneus e respetivas pressões;
- Colocar as correntes de neve nos veículos;
- Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas;
- Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de funcionamento;
- Nas vias afetadas pela acumulação de neve, são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais;
- Evitar circular nessas vias com veículos pesados, em particular articulados, veículos com reboque e veículos de tração traseira. - Se conduz um veículo elétrico:
- Deverá sair com a bateria carregada;
- Utilizar preferencialmente o modo condução ECO;
- Planear bem a viagem, verificando os pontos de carregamento que existem no percurso. - Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
Em Portugal continental, a depressão Emilia vai levar à ocorrência de precipitação na sexta-feira, dia 12, "que em alguns locais poderá ser pontualmente forte, em especial na região Sul", conforme anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera em comunicado.
"A precipitação irá ocorrer sob a forma de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude, podendo temporariamente a cota descer a 1200 metros nas serras da região Norte. Nos pontos mais elevados da Serra da Estrela a acumulação de neve poderá ser superior a 25 cm", lê-se ainda.
A depressão Emilia traz também vento "por vezes forte nas terras altas" e, não decorrente desta depressão, mas de outras depressões "muito cavadas presentes no Atlântico Norte", a agitação marítima será forte na costa ocidental.
Na Madeira, os efeitos do mau tempo também vão fazer-se sentir. O IPMA emitiu vários avisos, quer quanto à previsão de agitação marítima, quer quanto à previsão de chuva... ou mesmo de neve nas terras altas.














