Netflix simplifica oferta para adquirir Warner Bros. Mantém valor inicial
- 20/01/2026
O acordo revisto proposto pela Netflix --- cuja oferta foi preferida pela WBD em detrimento de uma contraproposta da Paramount --- deve permitir acelerar "o processo para uma votação dos acionistas", argumentou a Netflix, que agora apresenta uma proposta integralmente em dinheiro.
A transação "continua avaliada em 27,75 dólares por ação da WBD, inalterada em relação à estrutura da transação anterior", explica a Netflix em comunicado, embora pretenda agora pagar integralmente em dinheiro, enquanto a sua oferta inicial incluía uma parte em ações (16%).
Esta alteração deverá permitir aos acionistas da WBD votar a operação proposta até abril de 2026, acrescenta a plataforma de 'streaming', envolvida numa disputa com a Paramount Skydance.
Em 14 de janeiro, a Netflix anunciou modificar os termos da proposta de aquisição da WBD para apresentar uma oferta revista, totalmente em dinheiro, pelos estúdios e pela HBO Max.
O objetivo é acelerar uma transação que pode levar meses para ser finalizada devido à potencial oposição política à fusão, bem como ao interesse da rival, a Paramount Skydance, em adquirir 100% da empresa liderada por David Zaslav.
Segundo o acordo original, proposto em 05 de dezembro, os acionistas da Warner Bros receberiam 27,75 dólares por ação, incluindo 23,25 dólares por ação da WBD em dinheiro e 4,50 dólares em ações da Netflix, elevando o valor total da oferta para aproximadamente 82,7 mil milhões de dólares (70,94 mil milhões de euros).
A Netflix, que garantiu 59 mil milhões de dólares (50,61 mil milhões de euros) em financiamento de bancos de Wall Street para apoiar a aquisição, tem capacidade financeira para obter mais empréstimos, mantendo ainda uma sólida classificação de crédito, de acordo com Stephen Flynn, analista sénior de crédito da Bloomberg Intelligence.
Já este ano a Paramount Skydance entrou com um processo contra a Warner Bros Discovery para obrigar a empresa a divulgar os detalhes da oferta da Netflix, depois de o conselho da proprietária da HBO Max considerar a proposta de fusão da plataforma de 'streaming' superior.
Em 08 de dezembro, a Paramount tinha lançado uma contraproposta de 93 mil milhões de euros para comprar a Warner Bros, dias após o anúncio de um acordo para a compra desta empresa pela Netflix por cerca de 71 mil milhões de euros.
A Paramount não aumentou o valor da sua oferta de compra, mas alterou alguns parâmetros, acrescentando, nomeadamente, uma garantia pessoal de 40,4 mil milhões de dólares do bilionário Larry Ellison, pai do presidente da Paramount.
O Conselho de Administração da Warner Bros Discovery rejeitou "por unanimidade" a nova oferta da Paramount, reafirmando a sua preferência pela oferta de aquisição da Netflix.
A aquisição por parte da Netflix permite à empresa adquirir o catálogo de filmes, mas também o serviço de 'streaming' concorrente HBO Max.
A concretizar-se, o negócio será a maior operação de consolidação no setor do entretenimento desde a compra da Fox pela Disney, por 71 mil milhões de dólares (60,96 mil milhões de euros), em 2019.
[Notícia atualizada às 13:50]
Leia Também: Novamente rejeitada pela Warner Bros, Paramount avança para os tribunais















