Netanyahu formaliza adesão de Israel ao Conselho da Paz

  • 11/02/2026

"Antes do seu encontro com o Presidente Trump na Casa Branca, o primeiro-ministro Netanyahu registou-se, na presença do secretário de Estado [norte-americano], Marco Rubio, como membro do Conselho de Paz", anunciou o gabinete do chefe do Governo israelita nas redes sociais.

 

Netanyahu iniciou uma visita oficial aos Estados Unidos, onde será recebido por Donald Trump, após reuniões com o chefe da diplomacia de Washington e os enviados norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner, com os quais discutiu a situação no Médio Oriente, em plena tensão com o Irão.

Inicialmente, Israel criticou o Conselho de Paz, afirmando que não foi coordenado com Telavive e que contradizia a sua política, segundo o gabinete do primeiro-ministro.

Mais tarde, Netanyahu aceitou o convite de Trump para integrar a nova entidade criada para a Faixa de Gaza, bem como o órgão composto por líderes mundiais com o propósito de atuar em conflitos internacionais.

O Conselho da Paz foi concebido no âmbito do cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos para o conflito entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, que está em vigor desde 10 de outubro, e é liderado por Donald Trump.

No mês passado, o líder norte-americano assinou a criação do órgão, à margem do Fórum Económico Mundial, em Davos na Suíça.

Pelo menos 35 chefes de governo e de Estado, incluindo Israel, Argentina, Arábia Saudita e Egito, aceitaram aderir, enquanto outras nações, como França, Espanha e Suécia, recusaram.

A maioria dos membros fundadores anunciados é aliada de Trump e já tinha manifestado apoio, enquanto as grandes potências e quase todos os países europeus se mostraram relutantes em aderir, considerando que o Conselho enfraquece a ONU.

O estatuto concede amplos poderes ao líder da Casa Branca na qualidade de presidente do órgão, como o direito de veto e de definição da agenda, e prevê mandatos permanentes para os maiores contribuintes financeiros.

Leia Também: Israel conclui criação do primeiro batalhão de ultra-ortodoxos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2937766/netanyahu-formaliza-adesao-de-israel-ao-conselho-da-paz#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes