Netanyahu falou com Musk e convidou empresário para conferência em Israel

  • 29/12/2025

O convite foi feito pelo próprio primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, numa chamada telefónica feita no domingo à noite, a partir da Florida (Estados Unidos), na véspera do seu encontro com o Presidente norte-americano, Donald Trump.

 

Musk aceitou o convite do primeiro-ministro israelita, e os dois discutiram "a continuidade da colaboração com a Tesla e o avanço da legislação relacionada com veículos autónomos", referiu o gabinete governamental israelita, num comunicado.

Netanyahu chegou no domingo aos Estados Unidos para aquele que será o seu quinto encontro, este ano, com o Presidente norte-americano.

Embora não exista uma agenda pública, espera-se que discutam os progressos do cessar-fogo na Faixa de Gaza, nomeadamente a passagem a segunda fase do acordo, mas também as tensões de Israel com o Irão e o Líbano.

Netanyahu encontrou-se hoje com Tali e Itzik Gvili, pais de Ran Gvili, o último refém morto cujo corpo ainda permanece em Gaza.

O governante ofereceu apoio aos pais de Ran Gvili, garantindo-lhes que estão a ser feitos todos os esforços para repatriar o corpo.

Desde que o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza, patrocinado por Trump, entrou em vigor a 10 de outubro deste ano, o movimento radical palestiniano entregou os 20 reféns que permaneciam vivos no enclave e 47 dos 48 corpos de reféns mortos.

Quando o Hamas entregar o último corpo, a chamada primeira fase do acordo de paz será considerada como concluída e terá início a segunda, que prevê, entre outros aspetos, o desarmamento do grupo radical, o recuo das tropas israelitas no enclave e a constituição de um governo tecnocrata para o território, devastado por dois anos de guerra, que teve início em outubro de 2023.

O primeiro-ministro israelita deverá também encontrar-se, ainda hoje, com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Segundo a imprensa israelita, Netanyahu vai reunir-se com Trump na sua propriedade de Mar-a-Lago, em Palm Beach, sendo esperado que o Presidente norte-americano exija progressos no cessar-fogo que os Estados Unidos ajudaram a intermediar em outubro passado.

No entanto, mais de três meses após a entrada em vigor do cessar-fogo, as condições de vida dos palestinianos na devastada Faixa de Gaza não melhoraram, uma vez que milhares continuam a viver em condições precárias em tendas que foram agora danificadas pelas fortes chuvas que caem desde o início do mês.

Além disso, os ataques das tropas israelitas, que ainda controlam mais de 50% de Gaza, não cessaram completamente.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, tutelado pelo Hamas, mais de 400 palestinianos foram mortos em ataques israelitas desde a entrada em vigor da trégua.

Leia Também: Netanyahu vai reunir-se com Trump nos Estados Unidos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911022/netanyahu-falou-com-musk-e-convidou-empresario-para-conferencia-em-israel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes