Netanyahu elogia "ação energética" dos EUA contra juízes do TPI

  • 18/12/2025

"Israel reconhece a liderança decisiva e as ações enérgicas do secretário de Estado [norte-americano] Marco Rubio e a determinação dos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, em combater o flagelo do uso da lei como arma, que representa uma grave ameaça para ambas as nações", escreveu Netanyahu na rede social X.

 

Os Estados Unidos impuseram hoje sanções a dois juízes do TPI, por "participaram em iniciativas para investigar, deter ou processar israelitas sem a permissão de Israel".

Para o chefe do Governo israelita, o TPI "deve ser visto e tratado como é", acusando-o de ser "um organismo político hostil dedicado a destruir o sistema do Estado, principalmente através da realização de falsos crimes ilegais" contra Israel e os Estados Unidos.

No comunicado em que anunciou as sanções contra os juízes do TPI, o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, referiu a decisão do tribunal internacional, anunciada na segunda-feira, rejeitando uma série de recursos apresentados por Israel sobre as investigações das suas ações durante a ofensiva militar desde outubro de 2023 na Faixa de Gaza.

Segundo o secretário de Estado norte-americano, "o TPI continua a realizar ações politizadas contra Israel, o que cria um precedente perigoso para todas as nações".

Em resposta, o TPI condenou o anúncio de Rubio e criticou as sanções como "um ataque flagrante à independência de uma instituição judicial imparcial que opera de acordo com o mandato concedido pelos seus Estados-membros de diversas regiões".

O TPI afirmou que "continuará a cumprir o seu mandato com independência e imparcialidade, em estrita observância do Estatuto de Roma", o seu texto fundador, "e no interesse das vítimas de crimes internacionais".

O mesmo tribunal criminal da ONU emitiu em novembro de 2024 mandados de captura para Benjamin Netanyahu e o seu ex-ministro da Defesa Yoav Gallant, acusados de crimes de guerra e contra a humanidade relacionados com a ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

Pediu igualmente a detenção de três altos responsáveis do grupo islamita palestiniano Hamas, entretanto mortos no decurso do conflito.

Leia Também: Netanyahu preside à comissão de inquérito sobre ataques do Hamas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2906847/netanyahu-elogia-acao-energetica-dos-eua-contra-juizes-do-tpi#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes