Nem o ligamento rompido a impede de competir. Lindsey Vonn dá que falar
- 06/02/2026
A resiliência de Lindsey Vonn parece não ter fim à vista. A esquiadora norte-americana de 41 anos sofreu um duro percalço na preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina, após uma queda que lhe valeu, na semana passada, uma rotura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco, mas completou, esta sexta-feira, um treino, no qual até foi uma das atletas em maior destaque.
Ainda antes de entrar em ação na pista de Tofana, Vonn deixou uma mensagem de otimismo nas redes sociais.
"Nada me deixa mais feliz! Ninguém acreditaria que eu estaria aqui... Mas eu consegui! Estou aqui, estou a sorrir e não importa como... Eu sei a sorte que tenho e não vou desperdiçar esta oportunidade", escreveu a esquiadora de 41 anos.
Apesar de ter revelado uma aparente ponderação nos saltos, Lindsey Vonn teve o 11.º melhor registo da sessão de treino, naquilo que parece ser um bom pronúncio para a prova de domingo.
O anúncio que chocou o mundo
A dura lesão de Vonn em Crans-Montana, na Suíça, que até obrigou a uma retirada de pista por via aérea, não derrubou a experiente esquiadora, que surpreendeu o mundo com o anúncio que não se retiraria desta edição dos Jogos de Inverno.
"Na passada sexta-feira, em Crans-Montana, no Campeonato do Mundo, rompi por completo o meu ligamento cruzado anterior. Também fiquei com um traumatismo ósseo, que é bastante comum quando se tem este tipo de lesão. Fiquei ainda com danos no menisco, que não temos a certeza de se foi consequência do acidente ou não", começou por dizer a medalhista olímpica, em conferência de imprensa, prosseguindo com mais detalhes.
"No entanto, temos estado a fazer uma terapia intensiva, temos estado a falar com médicos, a fazer trabalho no ginásio, e hoje fui esquiar. E considerando o estado em que sinto que o meu joelho está, acho que está estável, forte e não inchou... Com alguma ajuda de uma joelheira estou confiante de que posso competir no domingo", frisou.
"Não chorei e não me desviei do meu plano. Estou determinada. Não vou deixar esta oportunidade escapar e vou conseguir. O downhill é um desporto muito perigoso e, como levo as coisas ao limite, eu caio. Mas essas são as cartas que me foram dadas e vou jogá-las da melhor maneira possível. A vida não é perfeita. Por mais vezes que tenha de cair, vou sempre levantar-me", rematou.
Depois do anúncio, Vonn também partilhou parte do treino de ginásio nas redes sociais, sendo possível verificar que não deixou de trabalhar os membros inferiores, apesar da grave lesão contraída.
Nos comentários da publicação não faltam elogios à resiliência da atleta norte-americana e muitos garantem mesmo olhar para ela como fonte de inspiração.
O historial de lesões no joelho
Lindsey Vonn não é nova nestas andanças. Afinal de contas, já conta com cinco lesões nos ligamentos dos joelhos, várias fraturas nas pernas e uma cirurgia com implante no joelho direito. Mas nem isso a impediu de regressar da reforma, após ter estado ausente entre 2019 e 2024.
Na manhã de domingo Vonn vai tentar alcançar a quarta medalha olímpica, 16 anos depois de ter conquistado a primeira.
Confira as melhores imagens do treino de Lindsey Vonn desta sexta-feira percorrendo a galeria.














