Nélson Oliveira castigado e coimas pesadas. As multas do Vitória SC-Braga
- 14/01/2026
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tornou públicos, ao final da tarde desta quarta-feira, os castigos relacionados com a final da Taça da Liga que colocou frente a frente Vitória SC e Sporting de Braga e que foi ganha pelos vitorianos (2-1).
Nélson Oliveira viu ser-lhe aplicada suspensão de dois jogos, falhando as partidas para a I Liga diante de FC Porto, já no próximo domingo, e a visita ao Estoril Praia, a 24 de janeiro, além de ter de pagar uma multa no valor de 715 euros.
Em causa está o facto do jogador português ter saído da zona técnica depois de já ter sido substituído, dirigindo-se ao banco do Sporting de Braga após Charles ter defendido uma grande penalidade de Rodrigo Zalazar, já na reta final do encontro.
"Saiu da sua área técnica direção ao banco adversário num tom provocatório, colocando as mãos nas suas orelhas e dizendo em tom exaltado: 'Tomem c******....'. (...) Após ser exibido o cartão e ao deslocar-se para o túnel, parou em frente aos adeptos afetos à equipa B [Sporting de Braga], fazendo o mesmo gesto num tom provocatório. Após a expulsão do jogador da equipa visitada, Nélson Oliveira, número 7, no seu percurso entre o banco de suplentes e o túnel de acesso ao relvado, dentro da zona técnica, após ouvir assobios de afetos afetos à sociedade desportiva visitante, melhor identificados pelas suas vestes, cachecóis e adereços, localizados na bancada Poente Inferior, fora da ZCEAP, dirigiu-se a eles, colocando as mãos na orelhas e revirando-as em direção a estes adeptos, dizendo ainda 'tomem c******", pode ler-se no mapa de castigos.
Nélson Oliveira "permaneceu no túnel de acesso ao relvado, dentro da zona técnica, até ao final do jogo" após a sua expulsão, tal como João Mendes. Enquanto Oliveira deixava o campo, adeptos do Sporting de Braga arremessaram 5 garrafas de água, que não atingiram "nenhum agente desportivo", esclarece ainda o documento. João Mendes viu cartão vermelho por acumulação de amarelos, já no tempo de compensação do dérbi minhoto.
O diretor de comunicação do Sporting de Braga, Alexandre Carvalho, também foi multado por causa do comportamento nesta partida. O dirigente minhoto terá de pagar uma multa no valor de 3.825 euros e vai cumprir uma suspensão de 23 dias: "Após a indicação do árbitro para a marcação de uma grande penalidade (...), dirigiu-se na direção do banco de suplentes da equipa visitada e proferiu as palavras 'Chupa c******....', tendo colocado as mãos nas orelhas e revirando-as em direção ao banco adversário."
No que diz respeito aos clubes, o Sporting de Braga foi punido com multas de um total de 3.249 euros por comportamento incorreto do público. Já ao Vitória SC foram aplicadas coimas que totalizam 5.654 euros, não só pelo comportamento incorreto do público, mas também por atraso na chegada para a segunda parte.














