'Nehuén' nada fácil para Farioli. FC Porto perde Pérez e força reinvenção
- 15/09/2025
Apesar do bom arranque de época, o FC Porto tem sido atingido por uma 'onda' de lesões, sendo que o mais recente foi Nehuén Pérez, no passado sábado, quando sofreu uma rotura total do tendão de Aquiles, no encontro frente ao Nacional (1-0).
Já este domingo, os dragões deram conta de que a intervenção cirúrgica, realizada pelo Dr. Nuno Brito, decorreu sem problemas, mas a verdade é que o defesa argentino tem o resto da época em risco.
Quer isto tudo dizer que, já com o mercado de verão fechado, Francesco Farioli perde uma das suas maiores armas para ocupar o eixo da defesa dos azuis e brancos. Terá de haver, desde logo, uma espécie de reinvenção no centro do setor defensivo, com jovens da equipa B na mira.
Para a posição em questão, Dominik Prpic já andava a lutar pela sua oportunidade, mas viu Jakub Kiwior chegar e fazer dupla com o compatriota Jan Bednarek, na mais recente partida do FC Porto. São estes os três defesas-centrais à disposição do treinador italiano.
Solução entre os bês... e o inverno
Em busca de um quarto central à disposição da equipa principal, o FC Porto não tem outra opção senão a de 'recrutar' um jogador da equipa B. David Vinhas, Gabriel Brás, Martim Chelmik, Felipe Silva e António Ribeiro são as quatro opções de João Brandão para o eixo defensivo.
Deste quarteto, Felipe Silva e António Ribeiro chegaram a ser chamados à equipa principal, na mais recente pausa dos campeonatos para dar lugar aos compromissos de seleções, mas a primeira escolha de Francesco Farioli deverá ser Gabriel Brás, tratando-se de um cenário revelado por João Brandão, este domingo, após mais uma derrota do FC Porto B, desta vez aos pés da União de Leiria (1-2).
Uma coisa é certa. A solução pela via do mercado terá de aguardar, pelo menos, até ao próximo mês de janeiro, altura em que ocorre a janela de transferências de inverno. Até lá, o FC Porto terá de fazer valer a sua 'prata' da casa, enquanto Dominik Prpic será, ao que tudo indica, a alternativa à dupla polaca formada por Jan Bednarek e Jakub Kiwior - ele que chegou proveniente do Arsenal com a possibilidade de jogar também do lado esquerdo da defesa.
Nehuén Pérez arrancou bem, mas...
Após uma época algo atípica às ordens de Vítor Bruno e Martín Anselmi, Nehuén Pérez voltou a impor-se no centro da defesa do FC Porto e a maior prova disso passou pelo rendimento apresentado na reta inicial da presente temporada. Vale ainda a pena recordar que, no passado mês de maio, a direção encabeçada por André Villas-Boas exerceu a opção de compra do defesa de 25 anos, na sequência do empréstimo da Udinese, na última temporada.
Titular indiscutível desde o primeiro jogo oficial de Francesco Farioli no Estádio do Dragão, Nehuén Pérez foi titular nas primeiras quatro jornadas, com direito a um golo apontado na goleada frente ao Casa Pia (4-0), tendo 'caído' para o banco na passada ronda, frente ao Nacional. Entrou na reta inicial do segundo tempo (55') e, cinco minutos depois, teve de ser substituído por lesão, enfrentando agora uma dura paragem a 'manchar' o bom início de temporada.
Leia Também: Nehuén Pérez já foi operado e tem o resto da época do FC Porto em risco