Negócio fechado. Alisson deixa Sporting e vai assinar pelo Napoli
- 01/02/2026
O negócio está fechado. Alisson Santos vai deixar o Sporting e assinar pelo Napoli, num negócio que será formalizado nas próximas horas, garante Fabrizio Romano este domingo.
Os dois clubes já chegaram a um acordo e o extremo brasileiro será emprestado a troco de três milhões de euros. O Napoli, fica ainda, com uma opção de compra avaliada em 15 milhões de euros.
Alisson Santos ainda vai estar presente na partida entre Sporting e Nacional, que arranca às 18h00 deste domingo, surgindo no banco de suplentes e podendo ser opção de Rui Borges no decorrer do jogo - situação que dificilmente deve acontecer, uma vez que pode comprometer o negócio com o Napoli.
O extremo brasileiro de 23 anos, refira-se, chegou ao Sporting na segunda metade da última temporada, mas apenas nesta foi inscrito, contando já com 29 jogos ao serviço da equipa comandada por Rui Borges. Alisson Santos tem sido, de resto, uma autêntica arma secreta e já contabiliza dois golos e outras tantas assistências.
Alisson Santos to Napoli from Sporting CP, here we go! 🇧🇷
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) February 1, 2026
Agreement sealed and documents now being exchanged after verbal pact two days ago.
€3m loan fee, €15m buy option. Two more clubs tried with this formula but only Napoli got it done as working on this for weeks. pic.twitter.com/HqWcwmz8nI
Dupla de reforços empurra Alisson?
No entanto, a recente chegada de dois reforços para os flancos, Luís Guilherme (do West Ham, por 14 milhões de euros, mais três milhões de euros em bónus) e Souleymane Faye (do Granada, por 6,5 milhões de euros), veio reduzir o espaço de Alisson no plantel do Sporting.
Com contrato até junho de 2030, Alisson Santos estaria 'blindado' em Alvalade por uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros.
Ex-Benfica abre a vaga no Napoli
O Napoli apenas fez, até ao momento, uma contratação neste mercado de janeiro. O também brasileiro Giovane Santana, ponta de lança de 22 anos de idade que estava ao serviço do Hellas Verona, foi contratado a troco de uma verba na ordem dos dois milhões de euros, e Alisson pode ser o segundo e último reforço de janeiro.
A equipa comandada por Antonio Conte teve de olhar para o mercado depois de confirmada a grave lesão de David Neres, ex-Benfica, que até teve de ser alvo de uma intervenção cirúrgica ao tornozelo esquerdo.
"Tudo correu bem! Obrigado à minha mulher, que não foi apenas minha mulher, mas também a minha médica, fisioterapeuta", escreveu, nas redes sociais, David Neres, jogador que o Benfica vendeu, em 2024, por 28 milhões de euros.
O internacional brasileiro estava mesmo a ser uma das principais armas de Conte nesta época, acumulando um saldo de seis golos e quatro assistências ao cabo de 25 jogos. A lesão travou-lhe, assim, a curva de ascensão que vinha a assinar em Nápoles e vai obrigá-lo a estar de fora dos relvados por um período nunca inferior a dois meses, segundo os relatos da imprensa italiana.
Refira-se que o Napoli ocupa, por esta altura, o quarto lugar da Serie A, com 43 pontos, menos nove do que o líder Inter, mas ainda não atirou a toalha ao chão na luta pela revalidação do título de campeão conquistado na temporada transata.
Rui Borges deixou porta aberta
Confrontado com a possibilidade de perder Alisson ainda neste mercado de inverno, Rui Borges afirmou que quer todos os jogadores à disposição, mas que nenhum deles estará à frente do clube.
"Volto a dizer. Quero contar com todo o plantel, mas não me agarro... Se tiver de sair, sai. Seja o Alisson ou outro. É o valor do mercado. Mérito da equipa, que tem se valorizado e muito bem por tudo o que faz ao longo da época, na Europa ou internamente. É natural. Faz parte do futebol. Lido bem com isso. Não mexe comigo. Já disse e torno a dizer: o Sporting está sempre à frente de qualquer jogar ou treinador. Sou muito frio nesse sentimento. Preciso de todos, é certo, mas quando faltar um, estão os outros e vão dar resposta. Fomos ao mercado por dois extremos, se algum momento isso [saída de Alisson] acontecer... Está convocado para amanhã. Não me vou alongar muito", atirou o treinador do Sporting, na conferência de imprensa realizada no sábado.
[Notícia atualizada às 18h05]














