Negócio com Moeve? "Não, senhora ministra. A Galp não vai ser maior"

  • 19/01/2026

"Não, senhora ministra. A Galp não vai ser muito maior do que é hoje, ao contrário, vai ser menor", afirmaram os representantes dos trabalhadores em comunicado, sobre as declarações da ministra Maria da Graça Carvalho.

 

No entender da CCT, a ministra "até inventou que com uma posição a rondar os 20% na empresa a ser criada (...) a Galp passará a ter duas refinarias em Espanha. Esta posição é inaceitável e expõe a cumplicidade da ministra mas, sobretudo, o grau de deturpação da realidade a que está disposta a assumir para justificar mais um negócio desastroso para o país".

Na semana passada, Maria da Graça Carvalho encarou com otimismo as negociações entre as duas empresas para a fusão dos negócios de refinação e combustíveis na Península Ibérica.

Em causa está o acordo não vinculativo assinado entre a Galp e os acionistas da Moeve (ex-Cepsa) - a Mubadala Investment Company, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, e o fundo norte-americano The Carlyle Group - para avançar com discussões sobre a junção dos respetivos portefólios de 'downstream' (refinação, petroquímica e venda de combustíveis) na Península Ibérica.

O plano em estudo prevê a criação de duas novas plataformas empresariais: uma dedicada ao retalho de combustíveis e mobilidade (RetailCo), que reunirá as redes de postos de abastecimento e será co-controlada pela Galp e pela Moeve, e uma plataforma industrial (IndustrialCo), focada em refinação, petroquímica, 'trading' e combustíveis de baixo carbono (como biocombustíveis e hidrogénio).

Nesta plataforma industrial, a Galp terá uma participação minoritária, superior a 20%, enquanto a maioria do capital ficará nas mãos dos acionistas da Moeve. Entre os ativos potencialmente integrados encontra-se a refinaria de Sines, considerada estratégica para o abastecimento energético nacional.

A governante rejeitou que a operação represente uma perda estratégica para Portugal, defendendo que a Galp ganhará influência sobre um conjunto mais alargado de ativos de refinação na Península Ibérica.

"A minha posição, agora estou a falar por mim, é que vejo isto por outro prisma. Quando dizem que perdemos o controlo de uma refinaria, eu digo que nós ganhámos o controlo de outras duas, porque em Espanha há duas", afirmou, numa referência às refinarias da Moeve em San Roque, em Cádiz, e em Palos de la Frontera, em Huelva.

"Portanto, vão ser três refinarias em que a Galp passa a ter uma influência", acrescentou.

Para a CCT, a ministra "seguiu o exemplo do primeiro-ministro no discurso de ano novo", numa perspetiva motivacional: "Aquela coisa do copo meio cheio ou meio vazio".

Para os representantes dos trabalhadores, a situação é de um copo meio vazio, com "a perda de influência sobre o que resta do aparelho refinador que ainda garante a soberania nacional" e "a incapacidade de Portugal conseguir produzir a totalidade dos combustíveis sólidos e gasosos de que necessita".

A CCT criticou o executivo por não revelar se há e quais são as condições impostas à Galp para assegurar a soberania energética ou a manutenção de trabalhadores.

"A administração deve fazê-lo desde já, assumir perante a opinião pública e os trabalhadores que não vai despedir ninguém, não vai haver despedimentos coletivos e que vai assegurar o futuro da refinaria de Sines a bem do interesse nacional", defendeu a CCT.

A ministra frisou que o processo ainda está numa fase inicial e que as empresas dispõem de um ano para negociar os termos finais do acordo e submetê-lo às autoridades da concorrência - um período em que acredita que o Governo terá tempo para exigir garantias.

A ministra mostrou-se confiante de que a operação vá ultrapassar o crivo das autoridades da concorrência, ainda que reconheça a exigência do processo.

Leia Também: Taxa Euribor desce a três meses e sobe a seis e a 12 meses

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2922057/negocio-com-moeve-nao-senhora-ministra-a-galp-nao-vai-ser-maior#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes