Neemias Queta volta a brilhar, mas não evita nova derrota dos Celtics
- 16/12/2025
Neemias Queta voltou a assumir papel de destaque em mais um jogo da NBA, realizado na madrugada desta terça-feira, mas não conseguiu impedir que os Boston Celtics averbassem a segunda derrota consecutiva, desta vez em casa diante dos Detroit Pistons (105-112).
Alinhando novamente no cinco inicial, o poste português esteve em campo por quase 35 minutos e assinou nova exibição sólida. Com sete pontos, sete ressaltos e uma assistência, Neemias destacou-se também pelo trabalho defensivo, conseguindo ainda um desarme de lançamento e dois roubos de bola.
No entanto, o momento de maior fulgor aconteceu já no terceiro período, quando deixou o TD Garden verdadeiramente ao rubro.
O jogador luso apareceu sozinho de frente para o cesto e galgou metros antes de saltar e protagonizar um afundanço impressionante que levou os adeptos à loucura - e que já se tornou viral nas redes sociais.
Ainda assim, esta exibição competente de Neemias Queta não foi suficiente para travar os Pistons, que 'voaram' em Boston à boleia da inspiração do norte-americano Cade Cunningham, que acumulou um saldo de 32 pontos, quatro ressaltos e 10 assistências.
Os Celtics até tinham entrado melhor, mas depois do intervalo acabariam por perder o controlo do jogo e permitiram a recuperação do adversário, isto apesar das boas exibições dos habituais Derrick White (31 pontos, seis ressaltos e uma assistência) e Jaylen Brown (34 pontos, oito ressaltos e sete assistências).
Com este resultado, a formação de Neemias e companhia cai para o quarto posto da Conferência Este, precisamente liderada pelos Detroit Pistons. Na próxima jornada, a formação de Boston tem encontro marcado, também em casa, frente aos Miami Heat, agendado para a madrugada de sábado.
Por sua vez, os Pistons, que somaram a 21.ª vitória em 25 jogos na presente edição da NBA, vão visitar os Dallas Mavericks.
O rendimento de Queta
Numa época de total afirmação na elite do basquetebol norte-americano, Neemias Queta continua a somar pontos e a conquistar os adeptos dos Boston Celtics, bem como os colegas de equipa - a sua ausência por lesão foi lamentada publicamente por White.
No balanço desta temporada, o poste português de 26 anos tem uma média por jogo de 9,9 pontos, 1,6 assistências e 8,2 ressaltos. O mesmo é dizer que Neemias acumula 238 pontos e 38 assistências distribuídas por 591 minutos em 24 jogos disputados.
Um registo bem superior aos das outras duas épocas ao serviço do emblema de Boston.
Leia Também: Contributo de Neemias não evita regresso dos Boston Celtics às derrotas















