Neemias Queta vive noite inesquecível na vitória dos Boston Celtics
- 05/02/2026
Os Boston Celtics foram, na madrugada de quarta para quinta-feira, ao Toyota Center, no estado norte-americano do Texas, levar de vencida os Houston Rockets, por 93-114, depois de já terem deixado para trás Sacramento Kings, Milwaukee Bucks e Dallas Mavericks, perfazendo, desta maneira, um ciclo de quatro triunfos consecutivos.
Sem Jaylen Brown e Sam Hauser, devido a lesão, a histórica formação sediada no Massachussets assentou grande parte do seu 'poder de fogo' em Derrick White e Payton Pritchard (este último, vindo do banco de suplentes), que assinaram, respetivamente, 28 e 27 pontos, num resultado que permitiu dar mais um passo no sentido do acesso aos playoffs de apuramento da NBA.
Do outro lado da 'barricada', a desinspiração foi mesmo coletiva, de tal maneira que a melhor marca individual foram os 15 pontos rubricados por Kevin Durant, que não chegaram, ainda assim, para impedir aquela que foi a primeira derrota desde 29 de janeiro, aquando do 'tombo' aos pés dos San Antonio Spurs, por 99-111.
Os Boston Celtics viram, agora, todas as atenções para o regresso a 'casa' (isto é, ao TD Garden), perante os Miami Heat, que está agendado para as 00h30 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, dia 7 de fevereiro. Os Houston Rockets, por seu lado, têm receção marcada aos Charlotte Hortnets para as 01h00 de sexta-feira.
Uma das melhores noites da carreira de Neemias Queta
Quem tão cedo não irá esquecer o dia 5 de fevereiro de 2026 é Neemias Queta, uma vez que foi aquele no qual alcançou, simultaneamente, uma das melhores exibições no principal escalão do basquetebol norte-americano e os 1.000 pontos, que acabaram por desempenhar um papel fundamental no resultado rubricado pelos Boston Celtics.
O treinador, Joe Mazzulla, apostou, uma vez mais, na titularidade do internacional português, e este fez questão de lhe dar razão, uma vez que, durante os quase 39 minutos em que pisou a quadra, assinou um duplo-duplo composto por dez pontos e 19 ressaltos, ao qual acrescentou, ainda, duas assistências, cinco desarmes de lançamento e dois 'roubos' de bola.
A temporada de 2025/26 continua, desta maneira, a revelar-se de plena afirmação para o antigo jogador de Benfica e Barreirense, naquele que é o campeonato mais competitivo do mundo, visto que foi utilizado já num total de 47 encontros oficiais, apresentando uma média de 10,1 pontos, 8,1 ressaltos e 1,5 assistência por cada um deles.
Os resultados (e as contas) da NBA
Esta madrugada, registaram-se, ainda, triunfos de New York Knicks (sobre os Denver Nuggets, por 134-127), Minnesota Timberwolves (sobre os Toronto Raptors, por 126-128), Milwaukee Bucks (sobre os New Orleans Pelicans, por 141-137), San Antonio Spurs (sobre os Oklahoma City Thunder, por 116-106), Memphis Grizzles (sobre os Sacramento Kings, por 125-129) e Cleveland Cavaliers (sobre os Los Angeles Clippers, por 91-124).
Feitas as contas, com este conjunto de resultados, os Detroit Pistons mantêm-se na liderança da Conferência Este da NBA, com 37 vitórias em 49 possíveis, seguido de New York Knicks, Boston Celtics, Cleveland Cavaliers, Philadelphia 76ers e Toronto Raptors, todos eles em zona de apuramento para os playoffs.
Já a Oeste, a primeira posição continua a pertencer aos campeões norte-americanos de basquetebol em títulos, os Oklahoma City Thunder, que levam 40 triunfos e 12 derrotas, o que os deixa à frente de San Antonio Spurs, Denver Nuggets, Houston Rockets, Minnesota Timberwolves e Los Angeles Lakers.
Leia Também: Neemias Queta responde com números a 'ameaça' nos Bostons Celtics













