Neemias Queta 'catapulta' Boston Celtics para o regresso às vitórias
- 31/12/2025
Os Boston Celtics deram, na madrugada de terça para quarta-feira, por encerrado o ano civil de 2025 da melhor maneira possível, ao levarem de vencida os Utah Jazz, em pleno Delta Center, em Salt Lake City, por 119-129, 'redimindo-se', assim, da derrota sofrida no passado fim de semana, no Moda Center, perante os Portland Trail Blazers, por 114-108.
Tal como tem vindo a ser hábito, Joe Mazzulla apostou na titularidade de Neemias Queta, tendo o internacional português retribuído a confiança nele depositada com mais uma exibição de bom nível, que se traduziu em 12 pontos, três ressaltos, três 'roubos' de bola e um desarme de lançamento, ao cabo dos mais de 28 minutos em que pisou a quadra.
A temporada de 2025/26 continua, desta maneira, a ser de plena afirmação para o antigo jogador de Benfica e Barreirense, no principal escalão do basquetebol norte-americano, de tal maneira que apresenta, neste momento, uma média de 24,6 minutos, 10,0 pontos, 7,9 ressaltos e 1,6 assistências, nos 29 jogos em que foi utilizado.
Fundamentais para este desfecho, foram, ainda, as prestações levadas a cabo por Derrick White (o melhor marcador da equipa sediada no Massachusetts, com 27 pontos, aos quais acrescentou sete ressaltos e seis assistências) e do inevitável Jaylen Brown (que alcançou um duplo-duplo composto por 23 pontos e dez assistências).
O homem que, porventura, mais terá ficado desiludido com este resultado foi Keyonte George, que rubricou aquela que foi uma das suas melhores exibições da época, com 37 pontos, sete assistências e seis ressaltos, que acabou, ainda assim, por revelar-se insuficiente para evitar mais um desaire coletivo.
Os Boston Celtics viram, agora, todas as atenções para a deslocação ao Golden 1 Center, na Califórnia, onde terão pela frente os Sacramento Kings, pelas 03h00 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira. Um embate que será particularmente especial para Neemias Queta, que irá reencontrar a equipa que lhe permitiu estrear-se na NBA, em 2021.
Os resultados (e as contas) da NBA no fecho de 2025
Não foram só os Boston Celtics que tiveram autorização para fazer a festa, uma vez que, também esta madrugada, houve a relatar triunfos de Philadelphia 76ers (sobre os Memphis Grizzlies, por 136-139, após prolongamento), Detroit Pistons (sobre os Los Angeles Lakers, por 106-128) e Los Angeles Clippers (sobre os Sacramento Kings, por 131-90).
Ainda esta quarta-feira, antes do encerramento do ano civil de 2025, haverá lugar a um Charlotte Hornets-Golden State Warriors (às 18h00), um Atlanta Hawks-Minnesota Timberwolves, um Indiana Pacers-Orlando Magic (ambos às 20h00) e, finalmente, um Cleveland Cavaliers-Phoenix Suns (às 20h30).
Feitas as contas, com este conjunto de resultados, os Detroit Pistons mantêm-se isolados na liderança Conferência Este da NBA, com 25 vitórias em 33 possíveis, seguido de New York Knicks, Boston Celtics, Toronto Raptors, Philadelphia 76ers e Orlando Magic, todos eles, também, em zona de acesso aos playoffs de apuramento de campeão.
Já na Conferência Oeste, o topo está nas mãos dos Oklahoma City Thunder, a melhor equipa da fase regular, com 28 triunfos e apenas cinco derrotas, à frente de San Antonio Spurs, Denver Nuggets, Houston Rockets, Los Angeles Lakers e Minnesota Timberwolves, que também estão de olhos postos no 'mata-mata'.
Leia Também: Neemias Queta cumpre, mas Boston Celtics não passam em Portland













