Neemias Queta brilha, mas não evita derrota dos Boston Celtics
- 11/01/2026
Os Boston Celtics sofreram, na madrugada deste domingo, a 14.ª derrota da temporada na NBA frente aos San Antonio Spurs (95-100). Precisamente 24 horas depois de ter batido os Toronto Raptors, a formação de Neemias Queta e companhia não resistiu ao assalto final dos visitantes.
A formação de Boston até entrou melhor no TD Garden, que voltou a contar com mais de 19 mil espetadores na bancada, e ao intervalo até se encontrava na dianteira do encontro, com uma vantagem de cinco pontos.
No entanto, os Spurs meteram o pé no acelerador nos últimos dois quartos e acabaram por triunfar, apesar do esforço de Neemias Queta, que ainda assinou um bloqueio a meio do quarto e último período.
De resto, o poste português de 26 anos assinou mais uma exibição sólida, tanto a nível ofensivo como defensivo. Para além do bloqueio já destacado, Neemias ainda conseguiu protagonizar outra ação de bloqueio, somando ainda nove pontos, 13 ressaltos e duas assistências, num total de pouco mais de 23 minutos em que esteve em ação dentro da quadra.
Not in Neemi's house pic.twitter.com/4pzLbefwch
— Boston Celtics (@celtics) January 11, 2026
As contas na NBA
Com esta derrota, os Boston Celtics continuam, ainda assim, bem lançados para assegurar um lugar nos playoffs, continuando a ocupar um lugar no top3 da Conferência Este.
Por seu turno, os San Antonio Spurs acumulam o 27.º triunfo nesta edição da NBA e também se mantém na corrida por um lugar na fase seguinte da competição norte-americana, mas através da Conferência Oeste.
Na próxima jornada, a disputar na terça-feira, os Celtics deslocam-se ao reduto dos Indiana Pacers, que já somam mais de 30 derrotas, ao passo que os Spurs voltam a entrar já em ação amanhã, segunda-feira, com uma visita ao Minnesota Timberwolves.
O balanço da época de Neemias
Apesar deste desaire, a época de Neemias Queta continua a correr de vento em popa a nível individual. O internacional português de 26 anos continua a revelar-se uma arma muito útil para o treinador Joe Mazzulla e os números não mentem.
Neemias tem agora uma média de 10,0 pontos, 8,2 ressaltos e 1,4 assistências por jogo, sendo que já cumpriu 36 partidas nesta terceira temporada ao serviço do emblema de Boston.
Os outros resultados da madrugada
A madrugada deste domingo não se resumiu à derrota dos Boston Celtics perante os San Antonio Spurs, uma vez que foram disputados ainda mais quatro jogos na NBA.
Os Indiana Pacers conseguiram amealhar a oitava vitória da temporada, ao baterem os Miami Heat (123-99), ao mesmo tempo que os Los Angeles Clippers foram vencer no reduto dos Detroit Pistons (98-92).
Nota, ainda, para o triunfo caseiro dos Chicago Bulls frente aos Dallas Mavericks (125-107), e para o resultado mais dilatado da noite: Os Charlotte Hornets 'esmagaram' na visita aos Utah Jazz por uns expressivos 150-95.
Mais logo, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), será a vez de Orlando Magics e New Orleans Pelicans medirem forças, seguindo-se, ainda, mais três jogos: Memphis Grizzlies-Brooklyn Nets, Portland Trail Blazers-New York Knicks e Toronto Raptors-Philadelphia 76ers.














