"Necessário". Bad Bunny pede paz diante de um Trump irado em Barcelona

  • 15/02/2026

O cantor Bad Bunny e o presidente norte-americano, Donald Trump, voltaram a agraciar as luzes da ribalta – pelo menos em Barcelona. Pela mão do artista Alberto León, um mural retrata o porto-riquenho durante a sua atuação no intervalo do Super Bowl, surgindo de mãos dadas com uma criança de cinco anos que muitos associaram ao menino detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), em Minneapolis. Ligeiramente atrás está Trump, irado e de mãos abertas.

 

O magnata, cujas cores escuras contrastam com o branco dos restantes intervenientes, é embelezado por dois pombos cinzentos, pousados na cabeça e no ombro. Bad Bunny e a criança, por seu turno, surgem rodeados por pombas brancas. Se o cantor empunha uma bola de futebol americano em que se lê "Juntos somos a América", o menino abraça um Grammy.

É que, recorde-se, o porto-riquenho fez história ao vencer o Grammy de Álbum do Ano, com "Debí Tirar Más Fotos".  Como se não bastasse, acumulou outros cinco galardões na cerimónia, que aconteceu a 1 de fevereiro de 2026. Já durante a sua atuação no intervalo do Super Bowl, o artista ofereceu um dos prémios a um menino de cinco anos parecido com o menor que havia sido detido com o pai, em Minneapolis. Contudo, não se tratava de Liam Ramos, mas sim do ator Lincoln Fox.

Denominado "America", o mural está na rua Sotstinent Navarro, ao lado da Via Laietana, na capital catalã. O artista pretendia enaltecer a mensagem veiculada por Bad Bunny no domingo passado, enquanto símbolo de paz contra as políticas de imigração de Trump: "A única coisa mais poderosa do que o medo é o amor."

"Era uma mensagem necessária que queria que estivesse nas ruas, e que melhor lugar para me expressar do que o centro de Barcelona, onde há muito turismo e muitas comunidades latinas", explicou León, em declarações à agência EFE.

O artista tinha também como objetivo salientar que, tal como transmitido pelo porto-riquenho, a América não é sinónimo de Estados Unidos.

Notícias ao Minuto "America"© albertoleon_art  

Ainda assim, León confessou que a mensagem tem uma camada pessoal, uma vez que é natural de Tenerife e toda a sua família emigrou. Identifica-se, por isso, com a rejeição levada a cabo pela administração dos Estados Unidos.

Note-se que o presidente norte-americano não poupou as críticas ao espetáculo de Bad Bunny, que considerou ter sido "absolutamente terrível, um dos piores de sempre".

"Não faz sentido, é uma afronta à grandeza da América e não representa os nossos padrões de sucesso, criatividade ou excelência. Ninguém entende uma palavra do que este tipo está a dizer, e a dança é repugnante, especialmente para as crianças pequenas que estão a assistir em todos os Estados Unidos e em todo o mundo", escreveu, na Truth Social.

E complementou: "Este 'espetáculo' é apenas uma chapada na cara do nosso país, que está a estabelecer novos padrões e recordes todos os dias. [...] Não há nada de inspirador nesta confusão de espetáculo e, vejam só, ele receberá ótimas críticas das media de notícias falsas, porque não têm a menor ideia do que está a acontecer no MUNDO REAL."

Congressistas republicanos também se mostraram ofendidos. Isto porque, na terça-feira, pediram ao regulador dos media nos Estados Unidos para que multasse e detivesse o porto-riquenho e os executivos da NFL e da NBC, acusando o espetáculo do Super Bowl de incluir palavrões e "depravação indizível".

Veja o vídeo na galeria acima.

Foram precisos 4 dias. A história da sweat de Bad Bunny made in Portugal

Foram precisos 4 dias. A história da sweat de Bad Bunny made in Portugal

Assim que o pedido da Zara foi feito à Sidi, apenas uma pessoa da empresa portuguesa sabia que estavam a produzir uma peça de seria usada por Bad Bunny no Super Bowl. A encomenda contou com 1620 peças. O Lifestyle ao Minuto falou com o CEO da empresa nacional.

Adriano Guerreiro | 08:48 - 11/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939998/necessario-bad-bunny-pede-paz-diante-de-um-trump-irado-em-barcelona#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes